Newsletter: entenda por que ela deve fazer parte da estratégia de marketing de sua empresa

Esse tipo de boletim informativo vai aproximar o público da sua marca e gerar ótimos negócios

Promover uma boa comunicação com clientes é a base de qualquer estratégia de marketing. Afinal, é por meio de conteúdos impactantes que você garantirá que sua marca se fortaleça no mercado e se aproxime cada vez mais dos seus leads.

Um desses conteúdos é a newsletter, formato de comunicação enviado, geralmente, por e-mail, e que tem como objetivos principais criar um bom relacionamento com o público e fidelizar clientes.

A seguir, você descobrirá as características da newsletter e os benefícios que esse tipo de abordagem pode trazer para seu negócio. Boa leitura!

O que é newsletter

Newsletter nada mais é do que um boletim informativo, enviado, geralmente por e-mail, para uma lista específica de contatos. Para fazer parte dela, o interlocutor precisa estar inscrito na base de dados ou ter assinado sua autorização de envio.

O que diferencia a newsletter do e-mail marketing?

Basicamente, a diferença consiste na recorrência de disparos e no foco da informação que você deseja transmitir. Veja a tabela a seguir para compreender melhor as características de cada um:

Objetivo Periodicidade Mote de linguagem

Newsletter

Captar e converter novos clientes.

Depende do calendário comercial e de campanhas de marketing.

Chamada para uma ação e divulgação de produtos e serviços.

E-mail marketing

Solidificar o relacionamento com o cliente. Tem frequência definida e pode não estar atrelado a campanhas.

Apresentação de informações em formato de boletim.

Como você notou, a newsletter pode abordar diversos assuntos em uma mesma mensagem. As possibilidades de comunicação são inúmeras e podem ser exploradas de diferentes maneiras. Veja alguns exemplos:

  • Últimas notícias e destaques de um período;
  • Chamada para leitura de blogs;
  • Chamada para visualização de vídeos;
  • Compilação promocional de produtos ou serviços;
  • Resumo de eventos realizados pela empresa;
  • Informativos sobre datas, eventos, atualizações, entre outros.

Como você notou, são várias as possibilidades de assuntos, e estes podem estar inseridos em uma mesma comunicação. Tudo vai depender do objetivo que você deseja atingir com esse tipo de estratégia.

Qual a importância de criar uma newsletter para sua empresa?

Oferecer conteúdos de qualidade aos clientes faz com que sua empresa seja reconhecida como autoridade no mercado. Nesse contexto, a newsletter potencializa essa aproximação e garante que sua marca seja sempre lembrada e escolhida.

São vários os benefícios que ela pode oferecer ao seu negócio. Confira dois dos principais:

Colabora para a decisão de compra: a newsletter auxilia na preparação e conversão de clientes. Ela pode catalisar leads e acompanhar sua evolução, melhorar as entregas de serviços e gerar bons resultados ao negócio.

Conquista a confiança e o respeito do público:  graças à frequência de disparos, ela auxilia na promoção e fidelização de futuros clientes.

Como a Hiro pode melhorar as estratégias de marketing de seu negócio com newsletters?

A Hiro é uma agência full service. Isso quer dizer que a gente se dedica a criar estratégias de publicidade e marketing, com foco na variação de canais, formatos e campanhas on e offline.

Por isso, a newsletter entra no escopo de ações que têm como objetivo fomentar a criação e consolidação de bons relacionamentos entre seu negócio e clientes em potencial.

Para o planejamento e execução de envios, a gente toma como base as seguintes medidas processuais:

Criação de calendário editorial: esse documento reúne a previsão de conteúdos, datas e base de interlocutores que receberão a newsletter. Listamos todas as ações previstas para cada envio.

Determinação de objetivos e metas: nesse tipo de ação, nossa equipe de mídia define metas específicas para a newsletter. Um exemplo de meta é aumentar o número de acessos ao site.

Ao acompanhar a taxa de abertura da mensagem e número de cliques nos links, por exemplo, a gente consegue avaliar que ações devem ser mantidas, priorizadas ou modificadas.

Definição da frequência de envio: Com base nas metas estabelecidas, definimos como será a frequência de contato com seus assinantes. A periodicidade servirá para garantir que sua empresa não seja esquecida.

Escolha da ferramenta de automação de e-mail: seguimos todas as regras de construção de mensagens e envios para evitar que as newsletters caiam nas caixas de spam da sua lista de clientes.

Por isso, elegemos a ferramenta de automação que mais atenderá às necessidades do seu negócio.

Curadoria de conteúdo: nessa etapa, selecionamos temas que podem ser compartilhados com o público: CTAs para artigos de blog, promoções, guias, checklists, depoimentos, calendário de eventos, entre outros.

Criação de texto e layout: a redação e o design são os responsáveis por dar vida à sua newsletter. À nossa equipe de criação cabe a tarefa de escolher as melhores estruturas de texto e arte para oferecer uma comunicação assertiva aos seus clientes.

Envio: após fazermos uma revisão detalhada de todo conteúdo, é hora de disparar sua newsletter. Garantimos que ela chegará a toda base de inscritos.

Acompanhamento e interação: o trabalho acaba com o  envio da newsletter para a lista de contatos. Depois do disparo, nossa equipe de community responderá às possíveis mensagens que os contatos poderão enviar.

Mensuração de resultados: para avaliar a performance da newsletter, tomamos como base as seguintes métricas: taxa de entrega, taxa de abertura, taxa de cliques e número de descadastros.

Todas essas estratégias são fundamentais para que a gente foque em melhorias constantes e entregue os melhores conteúdos para seus clientes.

Como você notou, a newsletter merece fazer parte das estratégias de marketing da sua empresa. Conte com a Hiro para criar as melhores mensagens e garantir que elas cheguem até seu público.