A arte de escrever e persuadir: impacte, conecte e converta com o poder do Copywriting

Em um mercado tão competitivo, algumas práticas podem colocar você em destaque

Na era do conteúdo, sentimos como se tudo já tivesse sido criado. A diversidade fica por conta do tipo de formato (vídeos, textos, áudios), mas o que consumimos é a cópia da cópia da cópia, parece que só vemos mais do mesmo.

Em meio ao grande fluxo de informações que uma pessoa recebe durante o dia, com seus feeds cheios e caixas de e-mail lotadas, quem se comunica melhor com o público sai na frente e converte mais.

Por isso é importante entender o poder do copywriting, a solução ideal para que seus projetos e ações apresentem eficácia e originalidade.

Então, que tal descobrir um pouco sobre a arte de escrever?

O que é Copywriting?

Copywriting é uma estratégia de produção de textos persuasivos, que buscam levar o leitor a realizar alguma ação, podendo ser ela a compra de um produto, serviço ou até mesmo o cadastro de uma newsletter.

É constantemente utilizada pelos setores de marketing e vendas, tanto em canais digitais como offline. Os textos também podem servir como forma de educar o leitor, fazendo com que ele, gradativamente, se torne um cliente.

Explicar a funcionalidade do que é oferecido e apresentar suas vantagens e benefícios, por exemplo, são maneiras de despertar o interesse pela compra da ideia.

Surgimento do Copywriting

No século XIX, começaram a surgir na sociedade norte-americana os primeiros jornais impressos, e a publicidade começou a agir massivamente.

Os redatores daquela época já colocavam o conceito em prática ao escrever os primeiros anúncios com o objetivo de vender, e não apenas informar ou entreter o público.

Mas foi apenas décadas mais tarde, em 1828, que o termo copywriting recebeu uma explicação oficial. O dicionarista Noah Webster utilizou a palavra copy para fazer referência aos conteúdos autorais que seriam publicados na imprensa.

Desta maneira, a definição de copywriter passou a identificar os profissionais que escreviam anúncios, diferenciando-os dos redatores de notícias.

O poder do Copywriting

O objetivo é atingir o público-alvo, com a intenção de levá-lo a tomar alguma atitude, seja fazer o download de um material ou até mesmo continuar no blog e ser levado à leitura de um outro post. Tudo depende da intenção discursiva.

Ele pode ser usado para educar o público a respeito do produto ou serviço oferecido. Nesse sentido, tem de deixar claro que o leitor está diante da melhor solução para qualquer que seja a sua dor.

Como isso é feito? Por meio da produção de materiais ricos e com qualidade, como e-books, posts, webinars e assim por diante. Mas, para que a prática seja bem sucedida, é importante que a comunicação entre empresa e cliente esteja alinhada.

A importância da (boa) escrita no marketing

O copywriting pode ser usado com objetivos bem específicos. No marketing, por exemplo, os textos possuem a atribuição de ressaltar os aspectos racionais, como valores, formas de pagamento e outros aspectos palpáveis e concretos.

Essa racionalização pode ser feita de inúmeras maneiras, como, por exemplo, adotando a estratégia de proximidade/empatia com o público-alvo. Mas, para tanto, é necessário dominar a arte da escrita.

Oferecer ao público aquilo que ele está buscando é ainda mais importante do que apenas fazer propaganda. Por isso, trazer informação é um dos principais pilares de um texto, cujo objetivo é despertar o interesse das pessoas e levá-las à conversão.

Seja por meio de textos mais longos, roteiros de vídeos ou um slogan, escrever bem é fundamental. Empresas que dominam bem a técnica podem até ser reconhecidas por sua forma de construir narrativas.

Erros de copywriting

Na hora de escrever, é importante fugir de alguns erros bem comuns:

  • Texto pobre

Desvios gramaticais, falta de coerência e uma linguagem fraca deixarão você ainda mais longe de seu objetivo. Se o cliente não conseguir compreender a mensagem, como ele vai executar a ação que você planejou?

A contratação de redatores especializados, além de um revisor de textos, evita que erros passem despercebidos e prejudiquem o propósito da sua comunicação.

  • Falta de credibilidade

O texto pode até estar gramaticalmente impecável, mas e sua credibilidade frente à audiência?

É preciso investir em uma relação de confiança com o seu público. Isso certamente demanda trabalho, tempo e dedicação, mas trará diversos benefícios para a marca a médio e longo prazos.

Mostre interesse genuíno em ajudar o seu cliente e, ainda mais importante, certifique-se de que a empresa é capaz de cumprir o que promete.

  • Indefinição do público-alvo

Não é possível escrever um único texto, esperando que ele atinja todas as audiências. No marketing, o famoso “menos é mais” faz todo o sentido.

O ideal é adotar uma variação de abordagens para vender uma mesma ideia a personas diferentes. Não tente, portanto, falar com todo mundo ao mesmo tempo, usando a mesma fórmula.

Lembre-se: uma mensagem genérica não dialoga com ninguém.

Como obter sucesso com o copywriting?

Agora que você já está familiarizado com algumas práticas ruins, que certamente não funcionam, vamos às boas. Será que é necessário fazer apenas o contrário das citadas acima para obter bons resultados?

A resposta é não. Veja a seguir alguns pilares importantes a serem considerados no momento de criação do seu texto:

  • Conheça bem o seu público

A definição de temas, a escolha da abordagem e a criação de campanhas só pode ser feita se os interesses da sua persona estiverem claros. Estratégias assertivas só podem ser criadas a partir disto.

  • Organização nunca é demais

Tenha um calendário para gerenciar as datas e temas definidos de acordo com a campanha e os objetivos. Não é somente a quantidade de publicações que aumenta o fluxo de visitas em seu site/blog, mas principalmente a qualidade.

  • Seja direto, claro e objetivo

Ninguém gosta de ficar preso em um texto que parece não acabar nunca. Os textos devem ser estruturados de modo a facilitar a leitura e a compreensão. Desta maneira, as chances de que o leitor seja conquistado são ainda maiores.

  • Aponte os problemas e apresente as soluções

A venda de um produto, serviço ou ideia se dá pela sua utilidade, ou seja, é preciso mostrar que o cliente precisa daquilo. Para isso, é preciso conhecer bem o que você está vendendo, a persona alvo da sua comunicação e as dores que ela sofre.

Mas fique atento: nunca prometa algo que não possa cumprir. As técnicas desenvolvidas precisam ter, como base, o compromisso com a verdade.

  • Seja persuasivo

Para conseguir que alguém execute a ação que você planejou, é necessário adotar técnicas de persuasão. A habilidade de convencer, argumentar ou estimular o cliente, por meio do conteúdo, é potencializada pela utilização dos gatilhos mentais.

O que são gatilhos mentais?

Imagine quantas decisões, por dia, nosso cérebro precisa tomar. Não somos nem capazes de mensurar isso, não é mesmo? Pois bem, por estarmos sobrecarregados com um grande volume de ações, algumas atitudes acontecem no modo automático.

Decisões não ponderadas podem facilmente ser estimuladas com o uso de gatilhos mentais. Eles são uma forma de aliviar o trabalho da nossa mente e nos impulsionar a tomar decisões.

Por isso, a estratégia é tão valorizada, já que age como uma forte possibilidade de influência para que o cliente realize aquilo que queremos.

Descubra sua relevância

Como o objetivo da comunicação não é apenas atrair, mas gerar conversão em vendas, os gatilhos são fortes aliados. Eles provocam sensações e trazem à tona problemas que necessitam de soluções.

Por vezes, nem havíamos nos dado conta de que tínhamos uma necessidade e, de repente, somos impactados pela solução oferecida por determinado produto ou serviço.

Trata-se, portanto, de uma ferramenta poderosa que, justamente por isso, deve ser utilizada com responsabilidade.

EXTRA: Conheça os gatilhos mentais mais importantes

Durante a construção de um texto, não é necessário utilizar todos os gatilhos que destacamos a seguir. Mas é interessante conhecer e ter acesso a todas as possibilidades disponíveis.

  • Escassez

A ideia é trabalhar com a noção de que, a qualquer momento, aquele produto ou serviço pode acabar. Isso faz com que o consciente tome a decisão o mais rápido possível, em prol de evitar que o objeto de seu desejo seja perdido.

  • Exclusividade

A internet facilitou o acesso das pessoas a tudo o que se possa imaginar. Nas redes sociais, é possível encontrar os mais diversos assuntos e nos mais variados formatos.

Então, o que seu leitor menos quer é “mais do mesmo”. Por isso, seus textos precisam trazer uma atmosfera de exclusividade, como se o seu produto ou serviço fosse destinado apenas aos “escolhidos”.

  • Prova social

Analisar e comparar avaliações de um produto ou serviço é um comportamento bastante comum entre os consumidores atualmente. Portanto, uma boa maneira de provar o valor daquilo que você está oferecendo é usando a satisfação de seus clientes como referência.

  • Reciprocidade

Nós temos uma forte tendência em reagir a ações positivas reproduzindo-as. Quando recebemos algo bom, a sensação mais comum é a de que precisamos fazer algo para recompensar o outro.

É por isso que diversas marcas investem em ebooks gratuitos, brindes e blogs com informações relevantes. É bastante válido, portanto, investir em uma comunicação que seja útil e conquiste a confiança do público.

  • Autoridade

Qual a probabilidade de alguém ser convencido de algo por alguém que demonstre não ter nenhum conhecimento sobre o assunto? Em tempos de fake news, nem dá para responder a essa pergunta com tanta convicção.

Entretanto, a probabilidade lógica é que a confiança aumenta se a informação vier de um especialista no assunto. Essa atmosfera de autoridade é construída por textos que trazem referências de qualidade, informações confiáveis e um tom assertivo.

Copywriting aplicado na prática: alcance resultados com a Hiro

Agora que você compreendeu, na teoria, os princípios do copywriting e a sua relevância para a construção e conquista de objetivos de uma marca, chegou o momento de colocar tudo isso em prática.

O time da Hiro é composto por profissionais qualificados, pessoas que trabalham com paixão e sonham grande. Nosso compromisso é com o seu sucesso e estamos prontos para fazer a diferença na sua comunicação.

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