Esse instrumento de comunicação traduz o valor da sua marca e gera identificação no público
Se destacar da concorrência em um mercado extremamente competitivo envolve uma série de ações e estratégias de comunicação. Uma das mais importantes é a criação da identidade visual de uma marca.
Com ela, é possível manter um padrão de cores, fontes e figuras que tornam o produto ou serviço mais atrativo, além de consolidar o valor e a autoridade da sua empresa.
Ao contrário do que se possa imaginar, construir uma identidade visual envolve criatividade e conhecimento técnico dos elementos que a compõem. Veja a seguir quais são eles.
O que é identidade visual
Identidade visual é um conjunto de elementos gráficos que traduzem a essência de uma marca. Ela é uma espécie de assinatura da empresa e, portanto, deve traduzir seus valores e posicionamento no mercado.
Cada elemento presente nessa assinatura deve garantir que a marca esteja presente na memória do público. Por isso, criatividade e análise detalhada do cenário de atuação do negócio são alguns dos pilares para sua criação.
Ao contrário do que muitos pensam, os recursos estéticos para a composição de uma identidade visual não estão limitados ao logo. Na verdade, este é apenas um de seus componentes.
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Elementos da identidade visual
Basicamente, uma identidade visual pode conter 4 elementos: cor, logo, tipografia e forma. Eles podem ser aplicados individualmente ou em conjunto. Tudo vai depender de como a marca deseja se posicionar no mercado.
Cor
A cor evoca sentimentos, incita emoções e cria estado de espírito. Por isso, ela deve ser escolhida com assertividade. Para exemplificar a aplicação da cor na identidade visual, vamos pensar no vermelho.
Estamos falando de uma cor primária saturada, com grande destaque visual e alto poder de distinção se combinada com outros matizes. A partir da psicologia das cores, o vermelho transmite força, energia, coragem e paixão.
Com base nessas características, na construção de uma marca, a cor em questão pode ser usada para chamar a atenção, criar senso de urgência e estimular tomadas de decisão.
Seu uso é comumente relacionado a empresas do ramo alimentício, esporte e entretenimento. Com base nessas informações, você deve ter se lembrado de marcas famosas que trazem o vermelho em sua assinatura, certo?
Isso serve para ressaltar que as cores que você insere na identidade visual da sua marca têm grande influência nas pessoas e determina o poder de compra e a fidelização do consumidor à sua empresa.
Tipografia
As fontes que você utiliza na identidade visual do seu negócio são responsáveis por dar personalidade à marca. Assim como as cores, elas estão associadas a diversas sensações.
Serifa: As fontes desse grupo possuem pequenas linhas nas extremidades de letras e números.Essas linhas aumentam o contraste e espaçamento entre os caracteres, o que facilita a distinção e a identificação rápida das letras.
A serifa transmite tradição, confiança, sabedoria, seriedade e erudição. Confira alguns exemplos desse tipo de fonte: Times New Roman, Caslon, Courier New, Palatino, Baskerville, Georgia e Garamond.
Sem serifa (Sans Serif): As fontes Sans Serif têm uma aparência limpa, moderna e simples. Elas são mais objetivas e, por isso, remetem à modernidade e liberdade.
Marcas que usam esse tipo de fonte transmitem uma comunicação mais jovial. Veja alguns exemplos de sans serif: Verdana, Arial, Futura, Tahoma, Helvetica e Avenir.
Cursiva (Script): As formas das letras são alongadas e comprimidas. Os caracteres são conectados entre si, ou seja, não há um espaço entre eles. Por isso, esse estilo de fonte é considerado mais humanizado e artesanal.
A fonte cursiva transmite sensação de elegância, simpatia e criatividade. Alguns exemplos de script são Bodega, Embassy e Kaufmann.
Decorativa (Display): As fontes decorativas são conhecidas por seus aspectos de desenho. Por isso, elas costumam ser únicas e criadas especificamente para determinada marca.
Elas podem conter símbolos, ícones, figuras de animais, alfabeto e objetos. São usadas em marcas descontraídas que remetem à ideia de tecnologia e informalidade.
Formas
Assim como a tipografia e as cores, as formas geométricas também despertam emoção no público. Círculos, por exemplo, transmitem a ideia de amizade e união.
Os triângulos geram sensação de equilíbrio, suporte e inspiração. Já o quadrado remete à estabilidade e firmeza. Linhas horizontais comunicam calma e fluidez. As linhas verticais transmitem geram sensação de superioridade.
Logo
O logo é o ponto central da identidade visual, uma vez que engloba os demais elementos que mencionamos anteriormente. Trata-se de um sinal gráfico que traduz e sintetiza todo o conceito da sua marca.
Para ser melhor visualizado, entendido e aplicado, o logo é apresentado no Manual da Marca. Nesse documento estão as especificações e normas para a aplicação da identidade visual em mídias on e offline.
O objetivo do Manual da Marca é garantir que haja uma unidade de comunicação. Ele serve para preservar as propriedades visuais e correta aplicação da identidade visual.
Benefícios da identidade visual para sua empresa
A identidade visual, como já dissemos, fará com que sua empresa se destaque diante da concorrência. Além disso, ela transmite profissionalismo, qualidade, autoridade, fazendo com que o público confie no seu produto ou serviço.
O padrão gerado pela identidade visual chama a atenção do consumidor e desperta o desejo de compra.
Isso também está relacionado à consistência e confiança. Quanto mais as pessoas compram, comentam e gostam da sua marca, mais elas a indicam para outros compradores.
Melhores estratégias para criar uma identidade visual
Criar uma estratégia de marca para a sua empresa requer profissionalismo, conhecimento de mercado e muita criatividade. Isso demanda esforço, tempo e profissionais especialistas no assunto.
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Portanto, o melhor caminho é contar com a parceria de uma empresa de comunicação que foca, entre outras estratégias, em ações de branding. Aqui na Hiro, existe uma equipe totalmente dedicada a isso.
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