Inteligência Artificial no Marketing Digital: tendências de plataformas para criação de conteúdo e relacionamento com o cliente

Com a ajuda da IA, as empresas podem personalizar conteúdos e melhorar o relacionamento com o cliente

A Inteligência Artificial no Marketing Digital tem levantado uma série de debates a respeito do futuro das agências, das novas abordagens e tendências em comunicação e processos criativos.

Nesse cenário, as plataformas de criação de imagens e de conteúdo personalizado são pauta constante. Isso sem contar os chatbots e os programas de computador que utilizam a IA para fornecer respostas rápidas e precisas às perguntas dos usuários.

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Como existem centenas de possibilidades e ferramentas disponíveis no mercado, selecionamos as 3 mais utilizadas e vamos explicar a você como elas têm interferido nos processos de marketing digital de agências e empresas.

ChatGPT: conteúdo de larga escala e interação personalizada

ChatGPT é um modelo de linguagem de grande escala, treinado pela OpenAI, com base na arquitetura GPT-3.5. Ele usa técnicas de IA para gerar texto de forma autônoma, com base em um grande volume de dados de treinamento.

Quando se trata de marketing, o ChatGPT pode ser benéfico de várias maneiras. Ele é capaz de criar conteúdo de marketing em larga escala e em tempo real. Uma de suas funcionalidades é a criação de títulos de blog.

Isso ajuda na geração de insights e direciona o redator a seguir com a escrita de forma mais dinâmica. Vale dizer que a arte de escrever e persuadir continua sendo desse profissional.

Por fim, o ChatGPT pode ser usado para criar experiências de chatbot. Nesse caso, a ferramenta responde a perguntas mais frequentes e ainda recomenda produtos, o que ajuda no aumento da taxa de conversão.

Midjourney e seus insights em criação de imagens

Assim como o ChatGPT, o Midjourney é um modelo de Inteligência Artificial. A partir de uma técnica denominada difusão, ele produz imagens com combinação de pontos aleatórios.

Com base em comandos via prompts, esses pontos originam figuras inspiradas em diferentes estilos artísticos. Os robôs do Midjourney se valem de bilhões de fotos, desenhos e ilustrações de bancos de dados para gerar a imagem desejada.

É importante que você saiba que esse tipo de ferramenta não foi criado para substituir o designer. O profissional, assim como o redator, pode desfrutar da plataforma para se inspirar e obter insights para a criação de uma peça.

Stunning.so: foco na experiência de atendimento

Stunning.so é uma plataforma projetada para ajudar as empresas a fornecer uma experiência positiva de atendimento ao cliente. Ele oferece uma variedade de recursos e funcionalidades que incluem o gerenciamento de tickets, e-mail e chat.

Sua interface simples e intuitiva permite interações com clientes em um único painel. O Stunning.so também auxilia as empresas a automatizar tarefas repetitivas.

Outra funcionalidade desse recurso de Inteligência Artificial no Marketing Digital é a oferta de recursos de segmentação e automação. Nesse caso, ele permite a criação de campanhas personalizadas e segmentadas com mais assertividade.

O Stunning.so oferece análises e relatórios que ajudam as empresas a entender a experiência do cliente e identificar melhorias. Ele rastreia métricas importantes, como o tempo de resposta e a satisfação do cliente.

Inteligência Artificial no Marketing Digital: responsabilidade e ética

Diante de tantas novidades em IA, relacionadas ao marketing, é fundamental trazermos para este artigo o debate a respeito da ética e segurança no uso das ferramentas apresentadas.

Quando falamos em Inteligência Artificial responsável, estamos considerando questões de transparência, explicabilidade, privacidade, segurança, equidade e responsabilidade social.

A transparência, por exemplo, pressupõe a abertura das organizações sobre as práticas de coleta, uso e compartilhamento de dados. Já a explicabilidade diz respeito à capacidade de entender como as decisões de IA são tomadas e por quê.

A equidade, por sua vez, está relacionada à eliminação de preconceitos e discriminação na IA, enquanto a privacidade trata da proteção dos dados pessoais e privacidade dos usuários.

Por fim, a segurança envolve uma série de medidas que visam a preservação dos sistemas de IA contra ataques e vulnerabilidades.

É fundamental, portanto, garantir que a IA seja usada de forma a beneficiar a humanidade como um todo, minimizando os riscos potenciais.

As empresas e organizações que adotam a IA aplicada do marketing não devem tirar do foco seu compromisso ético com colaboradores, clientes e sociedade de modo geral.

Agora você já sabe quais são as plataformas que estão revolucionando o mundo do marketing. Lembre-se de que a IA é apenas uma ferramenta e não pode substituir completamente a criatividade e a visão humana.