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Tendências em comunicação e marketing para 2023: o que estará em alta no setor durante o próximo ano?

Fique de olho nas oportunidades para garantir que sua empresa esteja no topo do mercado

Uma pesquisa realizada pela  Global Interconnection Index (GXI) revelou que, em média, 50% dos empresários desejam construir novos modelos de negócio em 2023.

O estudo também aponta que o ambiente digital é onde as empresas pretendem construir um ecossistema de vendas e relacionamento com clientes e parceiros.

Diante disso, muito se tem falado sobre as tendências em comunicação e marketing para 2023, sobretudo por conta das novas necessidades que emergem da era que está por vir.

Você sabe o que esperar de campanhas, estratégias e ações? Confira nos tópicos a seguir:

Marketing ágil

O marketing ágil engloba uma série de ações que já circulam no contexto da comunicação estratégica há alguns anos. A tendência é que, em 2023, ele se fortaleça ainda mais.

Ele tem como base a metodologia ágil de projetos, que consiste no uso de técnicas que envolvem entrega rápida, ciclos curtos de campanhas, facilidade de adaptação a mudanças e, consequentemente, resolução assertiva de problemas.

Para 2023, o marketing ágil vai ocupar o lugar de longas planilhas e entregas demoradas. O objetivo é aprimorar cada vez mais a comunicação e aproveitar melhor a dinamicidade das redes sociais, principalmente.

Data driven

O termo data driven diz respeito aos conteúdos e campanhas que são criados com base em análises estratégicas. Em outras palavras, estamos nos referindo ao marketing baseado em dados.

As plataformas de inteligência de dados estão cada vez mais eficazes. Por isso, uma das tendências em comunicação e marketing para 2023 é a atualização da maneira como utilizamos e processamos informações.

Conseguiremos entender cada vez melhor quem é nosso público para, então, potencializar sua jornada de compra, orientando a tomada de decisões com mensagens criativas e personalizadas.

People to people

Para além do digital, as pessoas estão cada vez mais dispostas a criar conexões reais e mais profundas nas redes sociais. Por isso, o marketing de influência será ainda mais relevante e necessário.

A aposta para 2023 é a microinfluência. Mensagens sinceras e transmitidas por pessoas comuns serão o foco principal das estratégias de muitas marcas. Certamente, você já está presenciando esse movimento.

Ainda estamos vivenciando os efeitos da pandemia. O isolamento social nos fez querer estar cada vez mais perto do que é alcançável. Por isso, figuras intocáveis, como celebridades, serão substituídas por “gente como a gente”.

Web 3.0

Que novas tecnologias surgem ano após ano, nós já sabemos. O importante é avaliar os impactos de cada uma delas nas tendências em marketing e comunicação para 2023.

A Web 3.0 surgiu para alavancar a era da criatividade. Graças a ela, podemos acompanhar as evoluções em redes sociais, sites, blogs, aplicativos, entre outros canais de comunicação.

Vale lembrar que ela tem como base a descentralização, o que torna os ambientes mais democráticos, a privacidade, que protege os dados dos usuários, e a personalização, que reforça o protagonismo da IA em diversos aspectos.

Metaverso

Dentro da lógica da Web 3.0, o metaverso foi o centro das atenções em 2022. Aos poucos, empresas e curiosos vão explorando esse novo ambiente que promete aproximar a realidade física da virtual.

Leia também: Como fazer um evento no metaverso: plataformas para acomodar participantes de todo o mundo

O metaverso envolve conjunto de tecnologias que mudarão para sempre a forma como nos relacionamos por meio da internet. Seu objetivo é fortalecer ainda mais o senso de presença e reduzir fronteiras.

Isso envolve a criação de espaços semelhantes aos reais. E vai além. Ao adentrar no metaverso, criamos avatares que extrapolam os limites do físico e possibilitam a personificação dos mais diversos devires da essência humana.

Sua empresa está preparada para as tendências em comunicação e marketing para 2023?

Como você notou, o ecossistema de marketing e comunicação está crescendo exponencialmente. E as novas estratégias que estão por vir trarão resultados consideráveis para marcas que desejam fortalecer a presença digital.

Aqui na Hiro, nosso time está preparado para criar campanhas de sucesso e explorar todo o leque de novidades que estão surgindo. Em 2023, focaremos ainda mais no relacionamento entre empresas e seus respectivos públicos.

Conte conosco para construir a comunicação da sua empresa. Trabalharemos para garantir que ela esteja presente em ambientes cada vez mais imersivos e favoreça a tomada de decisões do seu público. Vamos conversar?