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Plano de marketing: estratégias que sua empresa deve colocar em prática a partir de agora

Entenda como reforçar o relacionamento do seu público com sua marca e descubra por que a parceria com uma agência full service é a melhor maneira de tirar as ideias do papel

De acordo com dados compartilhados pelo Ministério da Economia, em março de 2022, 351 mil empresas foram abertas no Brasil. Esse dado reflete as mudanças que têm ocorrido, em um piscar de olhos, no mundo corporativo.

Uma dessas mudanças ocorre, principalmente, no cenário da competitividade. Com tantos negócios surgindo a cada mês, é fundamental pensar em estratégias inovadoras para sair na frente da concorrência.

E é aí que entra o protagonismo do plano de marketing.  Você sabe por que ele é uma ferramenta essencial para todo empreendedor? Continue a leitura para encontrar a resposta.

O que é plano de marketing

O plano de marketing diz respeito a um conjunto de estratégias que servem para direcionar as ações que reforçam o crescimento de uma empresa. Trata-se de um documento que reúne, entre outras coisas:

  • Pesquisa de mercado;
  • Análise de forças e fraquezas;
  • Definição do público-alvo;
  • Posicionamento no mercado;
  • Criação de metas e objetivos a curto, médio e longo prazo.

É importante que você saiba que esse tipo de plano pode ser elaborado, não apenas para a área de marketing como um todo, mas também para estratégias pontuais.

Em outras palavras, ele pode ser especificado por campanhas, direcionamento de ações para o lançamento de determinado produto ou serviço, posicionamento de marca do seu negócio, gerenciamento de crises, fortalecimento do clima organizacional etc.

Benefícios do plano de marketing

O plano de marketing direciona estratégias mais assertivas de vendas e posicionamento do negócio no mercado. No entanto, esse não é seu único benefício. Ele pode trazer uma série de vantagens:

  • Colocar metas e objetivos em prática;
  • Determinar ações em prazos definidos;
  • Guiar equipes, definindo responsabilidades;
  • Facilitar a tomada de decisões, com base em dados e análises;
  • Evitar desperdícios e maximizar retornos;
  • Melhorar a comunicação organizacional;
  • Possibilitar o mapeamento de mercado e identificação das melhores oportunidades de vendas;
  • Prever e antecipar ameaças;
  • Evitar desperdícios de tempo e dinheiro;
  • Aumentar a notoriedade da marca.

Para se apropriar de cada um desses benefícios, é fundamental que você saiba, não apenas criar, mas determinar as estratégias que comporão seu plano. É aí que surge a necessidade de contar com o marketing digital.

Estratégias de marketing digital que compõem o plano de marketing

Quando falamos em estratégias, estamos apresentando os caminhos que você pode seguir para alcançar seus objetivos de marketing. É preciso que cada uma delas esteja alinhada aos canais de comunicação que você pretende usar.

Veja, a seguir, quais são as principais:

Inbound Marketing: conta com uma série de ações que visam atrair clientes e nutrir leads para o funil de vendas. Essa estratégia prevê todas as etapas do funil e envolve SEO e marketing de conteúdo.

Outbound Marketing: foca em ações que visam prospectar clientes. Ao invés de atrair, o objetivo é ir até os leads. Isso pode ser feito por meio de links patrocinados, anúncios, banners, entre outras abordagens.

Marketing de Conteúdo: consiste na produção de conteúdos relevantes para o público-alvo.  Um dos objetivos dessa estratégia é construir autoridade na web, por meio de blogs, e-mails e redes sociais.

Marketing de Relacionamento: reúne uma série de ações que focam na jornada de compra. O objetivo é manter o consumidor por perto, por meio de ofertas exclusivas e conteúdos personalizados.

Marketing de Retenção: esse tipo de estratégia é voltado para clientes. Seu objetivo é nutrir o relacionamento e investir em ações de fidelização, oferecendo descontos, participação no clube de vantagens etc.

Branding Marketing: envolve a criação do nome da empresa, identidade visual, KV, tom de voz, manifesto, entre outros materiais publicitários que objetivam promover o reconhecimento da marca.

Marketing de Influência: esse tipo de estratégia tem como pilar a parceria entre marcas e influenciadores. O objetivo é se aproximar do público por intermédio de uma pessoa que ele admira e com a qual se identifica.

Marketing Interativo:  é um dos pilares do marketing de conteúdo. Consiste na criação de enquetes, webinars, questionários, infográficos, entre outros recursos que garantem a interação com o público.

Marketing em redes sociais: consiste em uma série de boas práticas determinadas por cada rede social. Uma dessas estratégias é o Facebook Ads, que conta com regras próprias para a criação de anúncios, por exemplo.

Conte com a Hiro para colocar seu plano de marketing em prática

Como você notou, o plano de marketing é complexo e reúne estratégias de venda, análise de mercado, swot e marketing digital. Essa complexidade deve ser considerada também na hora de tirar as ideias do papel.

Nesse cenário, o melhor caminho para dar a devida atenção a cada ação é contar com profissionais que dominem o assunto, como a Hiro, uma agência full service de marketing digital e publicidade.

Aqui, você encontrará um time qualificado que vai transformar seu planejamento de marketing nas melhores práticas de inbound, conteúdo, SEO, brand awareness, entre outras esferas desse universo.

Contamos com metodologia própria para garantir que sua empresa seja reconhecida no mercado, atraia e fidelize clientes e, consequentemente, obtenha resultados valiosos.

Um de nossos pilares é o Agile Marketing, que reúne agilidade na gestão de projetos, de modo a garantir entregas em prazos viáveis, com foco na flexibilidade, campanhas estruturadas e rápida resposta do mercado.

Estamos à sua disposição para criar e colocar o plano de marketing digital da sua empresa em prática. Entre em contato conosco pelo site e conheça nossas soluções.