Whatsapp Marketing: O que você realmente precisa saber!

Nos dias de hoje, é praticamente impossível falar de comunicação online sem citar o Whatsapp, concorda? O aplicativo multiplataforma de mensagens instantâneas e chamadas de voz para smartphones já mostrou que não apenas veio para ficar, mas também para revolucionar a maneira como nos relacionamos e compartilhamos os mais diversos conteúdos.

Atualmente, são cerca de 600 milhões de usuários em todo o mundo, trocando inúmeras mensagens por dia. Pode olhar para os lados: praticamente todo mundo tem e usa a aplicação. No Brasil, é um dos mais populares!

E como todo fenômeno virtual, este também pode se tornar uma ótima oportunidade para fazer e divulgar negócios. Não é a toa que surgiram diversas estratégias para fazer marketing digital no Whatsapp!

 

Uma das grandes vantagens do WhatsApp Marketing é a versatilidade em termos de conteúdo que pode ser trabalhado. Iniciativas como enviar mensagens de texto, imagens e até mesmo vídeos já estão sendo adotadas por diversas marcas – e com resultados bastante significativos.

Outra questão que deve ser levada em conta para o Whatsapp Marketing é saber dosar o volume de mensagens: Moderação é fundamental se você não quer parecer invasivo!

Da mesma forma que o email marketing pecou pelo excesso de mensagens enviadas, já é possível ver algumas marcas praticando spam no Whatsapp Marketing. Isso pode acarretar em um descredenciamento do aplicativo como ferramenta mercadológica, o que é bastante perigoso, portanto, tome cuidado dobrado! Se por um acaso você notar resultados negativos logo no início da campanha, como um alto número de reclamações e rejeição, pare imediatamente e reveja todo o processo.

Utilize o Whatsapp para complementar a sua estratégia! Quando for realizar o seu planejamento, será preciso definir uma linha de atuação. A prática tem mostrado que uma maneira eficaz de praticar o Whatsapp Marketing é juntá-lo aos outros canais online, como por exemplo, Facebook, Twitter, Blog e até mesmo email. Seja na divulgação ou atendimento, você deve ter em mente que o Whatsapp dificilmente irá substituir algumas dessas ferramentas, portanto, deve ser considerado somente como um canal a mais.

Por outro lado, o aplicativo não pode ser encarado apenas como mais uma forma de se chegar ao cliente. Mas, também, como um instrumento fácil, rápido e barato de nos colocarmos a disposição deste público. Tudo depende do seu planejamento, na verdade, e da forma inovadora como você aplicar o Whatsapp Marketing.

Uma boa sacada é usar como ferramenta de feedback! Essa estratégia já vem sendo utilizada por diversas empresas, e trazendo resultados satisfatórios. Mesmo que essas ferramentas já existam aos montes, é fato que a fidelização do cliente passa obrigatoriamente pela acessibilidade de uma empresa, ou seja, passa pela maneira como ela se disponibiliza para tirar dúvidas, orientar ou ouvir reclamações do que está vendendo. E é exatamente aí que entra o Whatsapp, uma aplicação de mensagens instantâneas, que pode funcionar perfeitamente como o canal mais rápido, prático e em conta.

Hoje em dia, praticamente todas as pessoas têm um smartphone, e checam as mensagens no momento em que elas aparecem, estejam elas onde estiverem. É essa a grande vantagem do Whatsapp, e o que faz dele a ferramenta mais a mão na hora de esclarecer dúvidas.

Essa disponibilidade imediata da marca é um fator de fidelização determinante. Em um momento em que a figura do simples vendedor está acabando, é preciso que você se torne um consultor de produto ou serviço que se comercializa.

Se aproxime do seu cliente, coloque-se sempre à disposição para ajudar, e aproveite as possibilidades que o Whatsapp Marketing oferece.

Essas são algumas das informações e dicas a respeito de Whatsapp Marketing que você deve conhecer. Esperamos que o conteúdo tenha sido útil e que você consiga utilizar com sucesso o aplicativo em suas estratégias. É hora de melhorar os seus investimentos em social media!