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Como montar um calendário de marketing? Dicas e recursos para pequenas e médias empresas

Veja como aproveitar cada mês do ano, oferecendo ao seu público conteúdos de valor

Você já tem em mente quais são as metas de vendas que sua empresa deseja alcançar? Então o próximo passo é investir em ações de marketing e começar o quanto antes a colocá-las em prática.

Uma dessas ações é entender como montar um calendário de marketing. Afinal, estamos falando de um instrumento que será utilizado ao longo do ano e, por isso, ele precisa estar bem definido.

Selecionamos as principais dicas e recursos que você pode utilizar ao longo do ano. Leia com atenção e comece a colocar em prática ainda hoje.

Planejar é preciso

Um dos grandes erros cometidos por empresas que não sabem como montar um calendário de marketing é ignorar o planejamento estratégico, etapa de extrema importância para a análise do cenário e definição de metas e estratégias.

Leia também: Tendências em comunicação e marketing para 2023: o que estará em alta no setor durante o próximo ano?

Alguns empreendedores, inclusive, adquirem calendários prontos, sem levar em consideração as particularidades do seu próprio negócio. Se você deseja obter resultados satisfatórios, não faça isso.

Todo calendário de marketing deve ser precedido de identificação do mercado, definição de clusters, análise de concorrência, detalhamento de oportunidades, entre outros recursos que fazem parte do planejamento.

Definição de editorias

Com o planejamento em mãos, é hora de criar a linha editorial do seu calendário de marketing. Essa etapa inclui o mapeamento de produtos, serviços e estratégias de comunicação que serão adotadas.

É preciso determinar quais são as datas comemorativas importantes para seu negócio e definir que produto ou serviço será linkado com cada uma delas. O mesmo vale para datas comerciais, período em que promoções estão em evidência.

Vai lançar algo novo no mercado? Então é importante sinalizar isso para a equipe responsável pelo marketing de sua empresa para que ela inclua esse lançamento no calendário.

Considere campanhas estratégicas

Como dissemos anteriormente, ações de marketing são particulares de cada negócio. Por isso, é preciso pensar em campanhas que atendam às necessidades da sua empresa.

O que é mais importante para seu negócio agora? Melhorar o reconhecimento da marca? Vender um produto que está parado no estoque? Aumentar o engajamento nas redes sociais?

Para cada objetivo, existe uma campanha específica. Isso deve ser considerado na hora de montar um calendário de marketing, principalmente no que diz respeito ao período de veiculação, que pode ser mensal, trimestral, anual…

Assuntos do momento também importam

Você sabia que existe uma estratégia de marketing de memes e trends do momento? Geralmente, ele engloba ações de topo de funil e funciona como imã de tráfego.

Por isso, incluir o humor em posts de redes sociais é uma ótima maneira de atrair seguidores e fazer com que os usuários do Instagram, TikTok, entre outras redes sociais, conheçam sua empresa.

Lembre-se de relacionar o humor ao nicho em que sua empresa atua. Com uma boa dose de criação e limite, é possível personalizar conteúdos leves e divertidos.

Equilibre o orçamento

Definir canais e campanhas onde você deseja investir dinheiro interfere diretamente em como montar um calendário de marketing. Nesse caso, a palavra de ordem é equilíbrio.

Evite direcionar o orçamento em um só canal ou campanha. O ideal é fazer testes para compreender onde está sua audiência e que tipo de conteúdo ela costuma consumir.

Posts patrocinados são eficazes em fases de testes, uma vez que você pode configurar a entrega, escolhendo gênero, localização, idade, interesse, entre outros perfis da sua audiência.

Conte com uma agência especializada em execução e gerenciamento de calendário de marketing

Como você notou, criar e executar um calendário de marketing demanda tempo, domínio técnico e criatividade. Por isso, a melhor maneira é investir em parceria com quem é especialista no assunto.

Para que pensar em mil coisas ao mesmo tempo, se você pode se dedicar integralmente a gerenciar seus colaboradores e oferecer aos clientes um atendimento mais humanizado?

A Hiro é uma agência full service que oferece uma série de serviços de marketing, publicidade on-line e offline. Nossas equipes de planejamento, mídia e criação estão prontas para impulsionar as campanhas da sua empresa.

Agora que você já sabe o quão complexo é montar um calendário de marketing, entre em contato com a Hiro. Estamos à sua disposição para elaborar estratégias que levarão excelentes resultados ao seu negócio.