Como colocar uma empresa no metaverso? Aprenda com a Hiro Comunicação

Ofereça aos seus clientes e colaboradores experiências únicas em uma nova realidade

Desde que notícias sobre o metaverso começaram a circular, não apenas entre pessoas interessadas por tecnologia, mas, principalmente, no meio corporativo, a Hiro tem buscado fontes e recursos para aprender mais sobre o tema.

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Com a expansão do trabalho remoto, isso se intensificou ainda mais. Frequentemente, temos nos deparado com clientes que adotaram esse sistema de trabalho e que querem saber como colocar uma empresa no metaverso.

Se você quer oferecer uma experiência imersiva aos clientes e colaboradores, continue a leitura. Descubra como agregar valor à sua marca e melhorar o clima organizacional em um ambiente completamente inovador e humanizado.

Rede de experiências com alto potencial de crescimento

Segundo estudo realizado pelo Analysis Group, a previsão é que o metaverso contribua em 2,8% para o Produto Interno Bruto (PIB) global após uma década de adesão.

Se a realidade estiver em consonância com  a pesquisa, espera-se um total de US$ 3 trilhões até 2031, considerando que, em 2021, o interesse pelo ambiente começou a ficar mais evidente por conta da Meta, responsável pelo Facebook.

Provavelmente, você se deparou com artigos que falam desse modelo de interconexão que ultrapassa as barreiras do físico e oferece aos usuários experiências únicas.

A porta de entrada no metaverso, sem dúvida, são as empresas que buscam romper as barreiras que o trabalho remoto proporciona. O que parecia um futuro distante está mais perto do que se possa imaginar.

Perfil de empresas que estão aderindo ao metaverso

Seja para veicular uma campanha específica, oferecendo ao público a possibilidade de interagir com produtos ou serviços de forma criativa, seja para reunir a equipe em um único espaço, o metaverso abre infinitas possibilidades.

Criatividade

Esse é um dos diferenciais de empresas que estão marcando presença nesse ambiente. Afinal, estamos falando da vantagem de explorar os recursos de uma ferramenta capaz de unir gerações.

Inovação

A busca pela inovação e novas maneiras de gerenciar processos organizacionais, sobretudo por conta da necessidade de oferecer às pessoas situações humanizadas, está no DNA de quem quer entrar no metaverso.

Proximidade do cliente

Vale dizer que o desejo de se aproximar do cliente é unânime entre organizações que estão no metaverso e precisam se adaptar à nova jornada de compra, investindo em interações inovadoras, pessoais e acessíveis.

Primeiros passos no metaverso: por onde começar?

Como colocar uma empresa no metaverso exige pesquisa e conhecimento de plataformas que oferecem recursos variados, a primeira coisa que você deve fazer é buscar referências de quem já faz parte desse novo contexto.

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Aqui na Hiro, quando o assunto começou a ser abordado nos principais veículos de notícias e sites especializados em comunicação e tecnologia, fomos em busca de compreender melhor o cenário.

Estudamos o tema, averiguamos oportunidades, testamos plataformas e avaliamos pontos positivos e negativos de cada uma delas. Essa fase foi fundamental para o amadurecimento da ideia de entrar no metaverso.

Faça testes

E, por falar em teste, é fundamental que você faça isso antes de informar a colaboradores e clientes que sua empresa está operando no metaverso.  Comece fazendo pequenas reuniões.

Mensure como isso interfere nos processos da empresa. Gradativamente, vá acrescentando pessoas e rotinas, até que todos estejam engajados com a nova dinâmica da empresa.

Escolha a plataforma ideal

Trazendo novamente o exemplo da Hiro, após muitas análises e testes, elegemos o Gather Town como nossa plataforma oficial. Iniciamos em um ambiente criado 100% por nossa equipe de criação.

Construímos uma empresa com todos os detalhes possíveis: escritórios, departamentos, salas de reunião, estações individuais de trabalho, banheiros, copa, sala de jogos e área para descanso.

Isso fez toda a diferença no engajamento da equipe, que recebeu a novidade com muita euforia e entusiasmo. Com o crescimento da agência e a contratação de novos colaboradores, criamos mais um “andar” na agência.

Mais uma vez, o time de criação colocou a mão na massa e construiu uma área exclusiva para esse andar. Mas isso não interferiu na relação com outros departamentos. Há uma porta que conecta os dois andares da agência.

Atraia clientes para o metaverso

Já falamos sobre estudo, teste e inserção do metaverso nos processos da empresa. Agora é hora de inserir os clientes no contexto. Como apresentar o metaverso ao seu público?

O ideal é promover uma visita guiada pelo ambiente. Informe aos clientes que a empresa agora conta com uma nova sede. Isso pode ser feito por e-mail ou por meio de abordagens mais criativas.

Como a Hiro entrou no Gather em 2022, ano em que fez 10 anos, aproveitamos a celebração para fazer um evento no metaverso. Com isso, construímos mais um andar: o anfiteatro.

Destinado para festas, cursos, palestras, entre outros eventos, esse espaço tem capacidade para mais de 100 pessoas. Foi nele que comemoramos nosso aniversário, na presença de clientes, ex-clientes e parceiros.

Como o metaverso era novidade para muitos clientes, elaboramos uma estratégia de comunicação integrada, que inclui convite, tutorial de acesso ao Gather, agenda de palestras, entre outras coisas.

Caminho inevitável para empresas que querem se destacar

Estar no metaverso deixou de ser mera especulação. Estamos falando de uma realidade que está mais viva do que nunca. A pergunta que fica é: até quando você vai ficar esperando para aderir a ela?

A Hiro sabe e vivenciou na prática cada etapa de adesão ao metaverso. Por isso, nossa agência está pronta para dar todo suporte de que você precisa para levar sua empresa para o futuro.

Conte conosco para construir um mundo totalmente online, compartilhado e interligado a dezenas de ambientes e recursos. Abra as portas do seu negócio para a inovação e criatividade.

Juntos, vamos desenhar não apenas seu novo escritório, mas construir toda a estratégia discursiva de que sua empresa necessita para se comunicar nesse novo espaço. Entre em contato e agende uma visita ao metaverso