Quando o final de semana chega, uma das coisas que deixa muita gente ansiosa é ligar o video-game e esquecer do mundo lá fora.
Eis que, de repente, você percebe que no meio da jogatina, em algum lugar aparece uma marca sendo promovida dentro do jogo. ?
Mas relaxa, tem uma explicação pra isso.
O mercado dos games vem crescendo cada vez mais, e antes um público que contava apenas com um console para se divertir, agora tem a possibilidade de jogar no desktop ou no celular.
As empresas, sabendo como os jogos são rentáveis e tem visibilidade para um público muito diversificado, apostou em fazer publicidade dentro dos games.
Após um tempo, ela ganhou o nome de ‘’ In-game Advertising’’.
Essa é uma estratégia que vem sendo muito usada pelo departamento de marketing de grandes empresas, principalmente em games conhecidos e com alto hype.
Isso pode ser bem mais comum naqueles jogos que simulam a vida real e tem um mundo aberto, como o GTA, Need For Speed, Fortnite, Sleeping Dogs, The Sims etc. Mas os games que tem uma pegada mais fantasiosa não ficam de fora, e as empresas sempre dão um jeitinho de colocar sua marca ali.
Essas estratégias são pensadas de forma que não afetem a experiência do jogador, sendo feitas de forma sútil para não atrapalhar a jogatina e gerar maior impacto no público. Por isso, as empresas usam ‘’easter eggs’’, que são alguns elementos importantes que ficam escondidos em vários lugares. Numa linguagem mais popular, são as conhecidas ‘’referências’’.
Você pode encontrar marcas como Burger King, Pepsi, Mc Donald’s, e caso você curta jogos de esporte, pode encontrar várias marcas patrocinadoras nos estádios.
O mercado de In-game Adversiting tem um alto potencial de crescimento, e muitas empresas já perceberam que é possível aliar diversão e ao mesmo influenciar os players!
Não se assuste quando ver algum anúncio em uma partida, é só uma estratégia de marketing ‘’bem jogada’’.
Quer saber mais sobre o que acontece na publicidade? Não esqueça de acompanhar nossas postagens!