Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Você tem tirado proveito do funil de vendas de modo estratégico?

Dominar as peculiaridades de cada etapa do funil de vendas (ou de conversão) faz toda a diferença para o sucesso dos resultados

Como meros consumidores, às vezes, a gente nem se dá conta de que está sendo direcionado para um caminho de compra já planejado pelos profissionais do marketing.

Estamos navegando pelas redes sociais, por exemplo, e surge o anúncio de um produto que nem conhecíamos, mas descobrimos, no mesmo instante, que precisamos dele.

Outras vezes, quando estamos pesquisando algum item específico, encontramos páginas e mais páginas de resultados que prometem ser a resposta que procurávamos.

Há ainda quem viva a experiência de desistir de uma compra num momento de sensatez, afinal, aquela compra pode esperar.

Você está saindo de um site e recebe uma mensagem ou um pop-up que, facilmente, convence você do contrário. No minuto seguinte, o banco já está enviando a notificação de que o saldo diminuiu.

O fato é que vivemos dentro de diversos funis de venda, de milhares de marcas, o tempo todo. E não há nada de errado nisso, afinal, todos temos necessidades reais, e processos de compra fazem parte do nosso cotidiano.

A questão é: você, sua marca ou sua empresa está tirando o melhor proveito das vantagens do funil de vendas? É possível que você esteja deixando muitos peixes grandes escaparem de sua rede e entrarem na rede do concorrente. Já pensou nisso?

Continue a leitura e descubra como investimentos estratégicos no funil de vendas podem trazer os resultados que você está buscando.

Afinal, o que é o funil de vendas?

Todas essas etapas, desde o envolvimento do consumidor até a aquisição de determinado item, propriamente, fazem parte de um mecanismo estrategicamente planejado para “fisgar” seu público.

O nome funil de vendas não é ao acaso, portanto. É como se estivéssemos em um grande rio que vai sendo desviado em pontos estratégicos até o espaço final, o da compra.

Cada etapa de nossa navegação é acompanhada de perto. Especialistas analisam o comportamento dos consumidores que foram conduzidos conforme o planejado e também o daqueles que se desviaram da rota.

Tudo começa no primeiro contato com os produtos ou serviços de uma empresa. Passa pelo interesse do consumidor, dando a ele os incentivos de que precisa, até a decisão de compra.

Quais são as etapas do funil de vendas?

A definição das etapas do funil têm como base a trajetória supostamente percorrida pelos clientes no momento da compra, afinal, cada cliente reage de forma diferente aos estímulos do marketing.

A cada etapa, considera-se que o consumidor vai ficando mais próximo da fase final. Um cliente, por exemplo, que já conhece a marca tem maior probabilidade de adquirir o produto em relação a outro que ainda a está descobrindo.

Isso significa que eles estão em fases diferentes do funil e precisam, portanto, de “incentivos” diferentes para que continuem seguindo a rota planejada. São elas: topo, meio e fundo de funil.

Topo do funil

Essa é a fase também conhecida como etapa da consciência, quando é lançada a primeira isca. Nesse primeiro momento, a finalidade é apenas fazer o cliente ingressar no funil.

A descrição usada anteriormente exemplifica bem esse período. É quando o consumidor nem sabia que precisava de um produto até ser impactado por ele.

Começa então a prospecção e qualificação de leads. Em sua trajetória, os clientes vão sendo direcionados até se tornarem leads e, depois, são estimulados a adentrar cada vez mais no funil.

Por isso, mostrar-se como autoridade no assunto é uma boa estratégia, nesta etapa, para causar boa impressão e iniciar o processo de confiança na marca.

Meio do Funil

Ofereça o apoio de que seu cliente precisa

O cliente já ingressou no funil de vendas e isso é motivo para comemorar, mas o peixe ainda não foi fisgado, portanto, não é hora de relaxar, mas de descobrir o que for possível sobre seu cliente.

Com base nessas informações, é necessário oferecer o que ele procura. Não estamos ainda falando da venda propriamente, mas de informações, dados, estatísticas ou o que for necessário para ajudar o cliente a tomar uma decisão.

Estabelecer ou fortalecer a relação de confiança do cliente com a marca é fundamental. Quando essa tarefa é cumprida com sucesso, depois de o lead se tornar qualificado, chegar a etapa final será bem mais fácil.

Fundo do Funil

Se o trabalho foi bem feito até aqui, o cliente continua dentro do funil e, agora, está na fase final. Ele aprendeu a enxergar sua marca como uma boa opção e está ciente de que tem uma demanda que precisa de resposta.

É hora convencê-lo de que a sua solução é, sem dúvidas, a melhor. Ele já foi impactado positivamente pela sua marca e só precisa de um empurrãozinho para concluir a compra.

Lembra daquele outro indivíduo, lá no início desse texto, que estava desistindo da compra, mas foi convencido a mudar de ideia? Ele recebeu esse empurrãozinho que faltava, e o negócio foi fechado.

Quais os benefícios do funil de vendas?

A gestão de um negócio a partir da exploração do funil de vendas resulta em diversos benefícios e melhorias na otimização de processos. Dentre eles, podemos citar:

  • Previsibilidade de resultados

Ao adotar o funil de vendas, é possível visualizar com clareza as etapas e possibilidades de melhoria, o que resulta em melhor aproveitamento de oportunidades.

  • Aumento de produtividade

Com o funil de vendas, o processo de compra pode ser compartilhado com as equipes envolvidas. E essa informação é essencial para identificar o melhor momento de abordar o cliente.

Isso gera crescimento, tanto em eficiência quanto em produtividade, pois as ações são melhor planejadas e mais assertivas.

  • Otimização da gestão

De posse de dados, números e estatísticas, fica mais fácil tomar decisões assertivas. E isso é possível com o funil de vendas.

Os gestores sentem mais confiança em relação à definição de estratégias e seguros para direcionar as equipes em prol do crescimento do negócio.

  • Aproveitamento das oportunidades

Conhecendo a trajetória do cliente, é possível mapear as estratégias que trouxeram bons e maus resultados para identificar e explorar melhor as oportunidades.

Por que o funil de vendas é importante?

Os consumidores estão ficando mais exigentes e críticos a cada dia. E ainda há uma infinidade de alternativas de produtos e serviços no mercado, além da facilidade de acessar informações sobre tudo que se deseja.

Com tantas opções, eles querem ser atendidos em todas as suas expectativas: preço, qualidade, atendimento, condições de pagamento, prazo de entrega e muito mais.

Para lidar com isso e conseguir chegar à etapa de concretização da venda, o funil de vendas é o melhor ponto de partida. Mas apenas isso não basta, é necessário usar as estratégias certas em cada etapa.

Se sua empresa está precisando obter resultados significativos ou impulsionar ainda mais seus números, usando o funil de vendas, a Hiro pode ajudar você.

Temos uma metodologia própria, com a exploração estratégica do funil de conversão em um circuito virtuoso. Além disso, nossos planejamentos são elaborados com base em dados altamente relevantes para o negócio de cada cliente.

Entre em contato com nossa equipe de especialistas em www.hirocomunicacao.com.br e descubra o que podemos fazer por você.