Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Vídeos que geram mais engajamento nas redes sociais: formatos e temas para ficar de olho em 2023

Postagens de conteúdos curtos e humanizados são as mais envolventes e têm agradado usuários de diferentes plataformas

Empresas que investem em redes sociais como parte de estratégias de marketing devem reinventar suas campanhas e calendário editorial constantemente.

Afinal, estamos falando de um cenário dinâmico que, a cada ano, cria uma atmosfera diferenciada com o objetivo de atrair a atenção dos usuários por meio de conteúdos criativos.

De tempos em tempos, a estrutura de vídeos que geram mais engajamento nas redes sociais também muda. Se você quer saber que tipos de formatos audiovisuais e temas terão destaque em 2023, leia este artigo até o fim.

Conteúdo audiovisual no centro das estratégias de marketing

O ano de 2022 foi marcado pelos conteúdos em vídeo, sobretudo por conta da ascensão do TikTok. A rede social provou que, sim, formatos audiovisuais geram muito engajamento.

Um estudo realizado pela Emplif revelou que o Reels, formato de post do Instagram, aumentou em 40% a taxa de engajamento de conteúdos, na comparação com posts estáticos.

Leia também: Tendências em comunicação e marketing para 2023: o que estará em alta no setor durante o próximo ano?

Não foi à toa que a rede social, gerida pela Meta, passou a priorizar o alcance do Reels, o que, de certa forma, interferiu consideravelmente nas estratégias de marketing digital de milhares de empresas.

Interatividade em alta

Graças ao avanço da tecnologia, os vídeos interativos estão se tornando cada vez mais populares. Você deve estar se perguntando o que são vídeos interativos, certo?

Basicamente, estamos falando de uma construção narrativa que demanda a participação do público. Um exemplo de criação de vídeo interativo são as enquetes do Instagram.

É possível criar uma primeira cena e perguntar ao público o que ele quer ver na sequência. Esse tipo de estratégia é uma ótima maneira de descobrir que produtos ou serviços estão em alta e despertam maior interesse dos usuários.

Legendas para melhor engajamento

Legendar vídeos, antes de tudo, é uma prática inclusiva. O próprio Instagram, em seu conteúdo sobre acessibilidade, menciona a geração de legendas automáticas nos vídeos publicados na rede social.

Isso é fundamental para melhorar a compreensão de pessoas com deficiência auditiva.  Assim, elas poderão interagir com sua marca e, consequentemente, identificar valor na sua empresa.

Além de inclusivas, as legendas também tornam os vídeos mais democráticos. O conteúdo também será consumido pela audiência que não tiver acesso a recursos de áudio no momento em que ele está passando pela timeline.

Inteligência Artificial para geração de insights

O desenvolvimento de softwares que automatizam tarefas tem ganhado força no universo da comunicação. A Inteligência Artificial veio para facilitar a elaboração de vídeos que geram mais engajamento nas redes sociais.

Isso é ainda mais relevante na etapa de criação do roteiro, uma vez que a redação poderá obter insights sobre que narrativa explorar. Mas, atenção! O trabalho humano continua sendo o elemento central da publicidade.

Por mais otimizada que uma plataforma de geração automática de conteúdo seja, ela não terá o poder de substituir um texto personalizado e com foco no público que desejamos alcançar. A arte de persuadir continua sendo do redator.

Vídeos curtos e humanizados

Cada vez mais pessoas estão em busca de conteúdos humanizados, que retratam a realidade. Por isso, a aposta de 2023 será a criação de vídeos curtos e sem tratamento complexo de edição.

A grande tendência é usar mais celulares e menos câmeras profissionais. Isso vale para qualquer tipo de campanha, independente do porte da empresa. A regra é simples: criatividade+simplicidade= engajamento de sucesso.

Não podemos deixar de mencionar também a importância de parcerias com influencers. Lembre-se de relacionar suas campanhas a pessoas que tenham relação e coerência com sua marca.

Por que o conteúdo em vídeo converte mais?

Contar e ouvir boas histórias faz parte da essência humana. É por isso que, ano após ano, o storytelling continua com força total e é o grande destaque das campanhas de marketing.

O que as pessoas que estão nas redes sociais querem? Antes de um produto ou serviço, elas buscam por boas histórias. Por isso, explorar os gatilhos mentais e criar conteúdos com alto poder de persuasão nunca sai de moda.

É por isso que o tipo de vídeo que faz sucesso é o que explora todos esses recursos narrativos, de modo a gerar identificação com o usuário.

E sua empresa, está preparada para criar vídeos que geram mais engajamento nas redes sociais? Lembre-se de que um bom planejamento estratégico é determinante para o sucesso de seus vídeos.

Por isso, conte com uma agência full service, como a Hiro, que vai ajudar você a entregar os melhores conteúdos ao seu público. Acesse nosso site e agende uma visita em nosso escritório no metaverso.