Confira as principais informações sobre o futuro do marketing no contexto da realidade aumentada
Recentemente, a Wunderman Thompson Intelligence divulgou o The Future 100 2023, relatório que traz as principais tendências de mercado, com base nos setores de tecnologia, cultura, serviços e muito mais.
Claro que a comunicação, sobretudo o metaverso, ocuparia um lugar especial nesse estudo. E é sobre isso que falaremos neste artigo. Confira a seguir o que esperar da realidade virtual nos próximos meses.
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Meta-inclusão
Desde que a Meta, dona do Facebook e Instagram, passou a oferecer ao público ambientes de interação com base na realidade aumentada, ela tem se dedicado a criar espaços cada vez mais imersivos.
De acordo com o The Future 100 2023, 65% das pessoas que ouviram falar do metaverso acreditam que ele seja mais inclusivo em comparação ao mundo real.
Diante desse novo cenário, políticas de inclusão no metaverso vêm sendo debatidas, tanto pelos responsáveis pela Meta, quanto por empresas e pessoas que buscam representatividade no metaverso.
Como estamos falando de ambientes realistas e imersivos, é preciso considerar a diversidade, revelada sobretudo por avatares, responsáveis por intermediar as relações entre os mundos real e digital.
Empresas que desejam aderir ao metaverso deverão se atentar à meta-inclusão, principalmente na hora de selecionar os embaixadores virtuais que representarão suas marcas.
Por isso, é fundamental investir em ações que estejam em consonância com essas expectativas. A criação de avatares e narrativas inclusivas é um dos pilares das próximas estratégias de marketing para o metaverso.
Criação sem limites
Com o objetivo de oferecer experiências cada vez mais diferenciadas e exclusivas a seus consumidores, muitas marcas estão explorando o metaverso de diferentes maneiras.
Uma delas é a Coca-Cola, que criou a Starlight, edição limitada de uma bebida inspirada no espaço sideral. O lançamento fez parte da ação que teve como principal objetivo inserir a marca no metaverso.
Uma das grandes sacadas de marketing da Coca-Cola foi o conceito de multiverso e multidimensionalidade, permeados pela ideia de que, em algum lugar do mundo, existe um tipo de bebida que traduz a essência daquele local.
E a ousadia não para por aí. A marca ainda lançou jogos, músicas, filtros para Instagram, ASMR e produtos, como roupas e acessórios inspirados no espaço. Tudo isso para cair nas graças da geração Z.
Esse exemplo nos mostra que devemos estar preparados para ver cada vez mais produtos virtuais, games e NFTs circulando pelos espaços digitais de grandes marcas. A virtualização de experiências é a grande aposta de 2023.
Acessibilidade
Estar no metaverso também significa firmar compromisso com a acessibilidade. Plataformas como Twitter, Meta e Google têm investido em estratégias que visam melhorar o acesso aos seus conteúdos.
Ações voltadas para pessoas com deficiência visual, como a transcrição de imagens ou a geração de legendas automáticas, para suprir necessidades auditivas, se intensificarão ainda mais neste ano.
O The Future 100 2023 enfatiza que a acessibilidade deve extrapolar o mundo físico. Isso quer dizer que, ao projetar a experiência em contextos digitais, as marcas precisarão considerar a melhor forma de alcançar audiências diversas.
Autenticidade
O relatório da Wunderman Thompson Intelligence também chama a atenção para um movimento que resulta da nossa presença no metaverso: a busca pela autenticidade.
Isso gera uma série de debates a respeito de como as pessoas estão se apropriando da inteligência artificial para lidar com sua própria identidade. O self no metaverso permite que sejamos únicos.
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Já falamos sobre avatares, mas aqui vale retomar a discussão, trazendo esses ícones para o campo da personalidade. No metaverso, podemos assumir formas de animais, objetos e extrapolar os limites que o mundo físico impõe.
As marcas deverão considerar isso, sobretudo na hora de adotar discursos e desenvolver soluções em serviços e produtos centrados no comportamento de seu público.
Ações sociais sem fronteiras
Para além do entretenimento e das vendas, a tendência da participação de empresas no metaverso também trata de ajuda humanitária. A flexibilidade e a velocidade da realidade aumentada podem gerar uma série de ações sociais.
O The Future 100 2023 usa o exemplo de uma venda de coleção de NFTs na Ucrânia, com o objetivo de arrecadar fundos para apoiar exército e civis que vivem em contexto de guerra.
Você está preparado para vivenciar as tendências apontadas pelo The Future 100 2023?
Em 2026, a previsão é que 1 em cada 4 pessoas estará no metaverso, ao menos, 1 hora por dia. Por isso, você precisa se preparar agora e colocar sua empresa nesse contexto que irá gerar inúmeras possibilidades de negócios.
Comece a repensar suas estratégias de presença digital. Reveja os departamentos comercial, jurídico e processual de sua empresa. Mais do que isso: reveja a comunicação entre sua empresa e seu público.
Navegar por um ambiente inovador e complexo significa dar abertura às novas possibilidades de interação. E é por isso que, mais do que nunca, você necessitará investir em marketing full service.
A Hiro é uma das primeiras agências de marketing a estar no metaverso e está preparada para criar e executar um plano de comunicação para que seu negócio também esteja.
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