SEM, SEO e Links Patrocinados. – Meu Deus, qual a diferença?

No Marketing Digital, fazer com que o site de sua empresa apareça entre os primeiros resultados dos motores de busca é essencial para obter sucesso no seu negócio.

Nesse contexto, estratégias como o Search Engine Marketing (SEM) e o Search Engine Optmization (SEO) são tão importantes para qualquer ação de marketing digital. Contudo, diversos profissionais ainda não conhecem as diferenças e semelhanças entre estas estratégias, e têm dúvidas na hora de realizar a escolha de qual delas investir.

Se você está no grupo dos que estão nesse dilema, não precisa mais se preocupar! Neste post, explicaremos a você sobre as principais diferenças entre SEM e SEO, e como essas estratégias podem ajudar a sua organização. Confira!

Primeiramente, o que é Search Engine Marketing? Também conhecido como Marketing de Busca, trata-se de uma estratégia de marketing digital cujo objetivo é fazer com que uma empresa conquiste as melhores posições nas buscas do Google, aumentando a visibilidade da marca e o tráfego do seu site.

Dito isso, uma das maneiras de fazer com que um site apareça nos resultados de busca: é por meio de links patrocinados. Entenda como eles funcionam:

Links Patrocinados: Os links patrocinados do Google Ads são uma ótima ferramenta para fazer com que sua empresa apareça de maneira imediata nas buscas do Google. Isso se deve ao fato de que logo após a configuração do anúncio, sua página já começa a aparecer nas buscas que contém a palavra-chave definida previamente por você.

Dessa forma, é possível gerar tráfego para o seu site de maneira mais rápida, eficiente e sem burocracia, o que vai ajudá-lo a conquistar os objetivos da sua organização. Afinal de contas, ao investir nos links patrocinados, o seu anúncio será exibido logo acima dos resultados de busca orgânica, garantindo que seu cliente tenha contato com ele antes de visualizar aqueles que compõem os da busca orgânica.

É importante ressaltar que utilizando os links patrocinados, sua empresa terá de pagar uma taxa por cada clique do usuário em seu anúncio, em um sistema conhecido como Pay Per Click, ou PPC. Dessa forma, caso seja necessário cortar investimentos na criação dos anúncios, eles serão retirados do ar imediatamente.

Por outro lado, se o usuário visualizar o anúncio e não clicar nele, não precisa se preocupar. Você será cobrado apenas quando ele clicar no anúncio da sua página.

Agora, vamos falar sobre Search Engyne Optimization, ou SEO para os mais íntimos. Ele é um conjunto de práticas que tem o objetivo de otimizar o desempenho de um site, para que ele possa conquistar uma melhor posição nas pesquisas feitas no Google, gerando tráfego espontâneo para a página. Ou seja: Sem a necessidade de pagar taxas pelos cliques realizados pelo usuário.

Assim sendo, o SEO é uma estratégia que busca garantir que um site apareça nos resultados de busca orgânica do Google, auxiliando em sua estratégia de SEM.

E diferente dos links patrocinados, o SEO é uma estratégia que gera resultados apenas no médio e longo prazo, pois o tempo de existência da página é um dos fatores que o Google leva em consideração para melhor posicioná-la nas buscas orgânicas.

Em contrapartida, depois de atingidos os requisitos, os resultados se tornam muito mais duradouros, permitindo que você se mantenha nas primeiras posições das buscas por um bom período, mesmo após interromper o investimento em SEO.

Afinal de contas, qual é a diferença entre SEO e SEM? Como você pode perceber, o SEO e o SEM podem até ser palavras bem parecidas, mas possuem diversas diferenças quanto às suas atividades.

Afinal de contas, enquanto o SEM envolve o desenvolvimento de todas as estratégias capazes de fazer com que um site apareça nos resultados de busca do Google, por meio do tráfego orgânico ou do pago, o SEO se preocupa apenas com o tráfego orgânico.

Em um belo resumo, toda estratégia de SEO faz parte de uma de SEM, mesmo que envolva apenas ações para melhorar o tráfego orgânico. Portanto, sempre que você falar em SEO, estará falando de uma ação de SEM, mas nem sempre uma ação de SEM (que é muito mais amplo) estará relacionada ao SEO.

Qual é a melhor estratégia para a minha empresa? Se você deseja conquistar melhores resultados para sua empresa, o ideal é investir em uma estratégia de SEM completa, que garanta não apenas um bom posicionamento nas buscas orgânicas, mas também através do tráfego pago.

Dessa maneira, você poderá obter resultados imediatos, melhorando os lucros de sua organização a curto prazo. Paralelamente a isso, estará se preparando para o futuro, por meio de ações que poderão reduzir o custo de aquisição por cliente e garantir um melhor retorno sobre o investimento em marketing.

Agora você já sabe quais são as principais diferenças entre SEO, SEM e Links Patrocinados! Fique de olho em nosso blog para acompanhar todas as novidades que postamos, e assim, otimizar a sua estratégia de Marketing.