Quais são os oito principais motivos para desistir da compra e como evitá-los 

Pense num consumidor que entra no seu site para comprar um celular, que não é uma compra fácil.

Ele pesquisa os diversos modelos, estuda as características que precisa, consulta opiniões de outros consumidores, analisa os preços nas mais diversas lojas, avalia o valor do frete.

Depois de estar certo que esse é realmente o produto que ele deseja comprar, vem a parte do pagamento. 

Mas, algo deu errado. Na hora de efetuar o pagamento, ele nota que o valor do frete está muito acima do normal para a sua cidade e desiste.

Essa desistência causa frustração tanto para quem vai comprar, como para quem vai vender. 

Esse é apenas um exemplo de como o abandono de carrinho é um problema para um e-commerce. Geralmente, são pequenos fatores que causam a desistência de uma compra. Mas esses detalhes são cruciais para o sucesso da loja.

Vamos mostrar pra você os principais motivos do abandono de carrinho e o que fazer para evitá-los. São pequenas ações que irão garantir uma possibilidade de venda muito maior. Acompanhe!

O abandono de carrinho

Segundo pesquisas, a taxa de abandono de carrinho chega a mais de 70%, e aproximadamente 4 trilhões de dólares deixam de ser faturados. Você deve ter notado a grande lacuna que existe no mercado para efetuar boas vendas. 

Quanto maior a taxa de abandono de carrinho, menor é a taxa de conversão. Evitar que os clientes desistam de uma compra é um dos grandes desafios atualmente. Por isso, as lojas virtuais devem buscar constantemente os motivos para os consumidores não finalizarem a transação.

Os 8 principais motivos

  1. Preço do frete acima do esperado

Colocar o CEP para verificar o valor do frete é um momento tenso – ele é determinante na decisão de compra pela internet. Quando a pessoa chega até o carrinho e percebe que o frete está muito acima do esperado, isso pode ser um motivo de desistência.

  1. Valor mínimo para o frete grátis

Para minimizar o problema do valor do frete, muitas lojas oferecem o benefício da entrega grátis para quem atingir determinado valor.

Por isso, as pessoas inserem os produtos no carrinho tentando alcançar esse valor. Quando não alcançam, os itens são abandonados.

  1. Entrega demorada

O prazo de entrega do produto pode ser uma das grandes barreiras para a concretização da compra. Quando o cliente percebe que a entrega vai demorar demais, ele desiste e vai para o site do seu concorrente.

Mas não cometa o erro de prometer um prazo menos do que o normal, pois isso causa frustração no cliente e você perde futuras vendas.

  1. Forma de pagamento não disponível

Várias bandeiras de cartão, opções de parcelamento, débito online, boleto bancário, intermediadores como PayPal e PagSeguro: são muitas as possibilidades de pagamento na internet. Caso o consumidor não encontre a forma de pagamento mais fácil para ele, a venda pode não se concretizar.

Com o valor alto das taxas, alguns comerciantes optam por pagamento por boleto. 

  1. Problemas de usabilidade

Quando todo o processo for muito complicado para efetuar  compra, o consumidor pode desistir no meio do caminho. É o que acontece, por exemplo, quando o formulário de cadastro é muito extenso.

  1. Problemas técnicos

Página não encontrada, problema no servidor, falta de energia elétrica, internet fora do ar… Também podem ocorrer problemas técnicos durante o processo de finalização da compra. Alguns deles estão ao seu alcance para serem corrigidos, outros não.

  1. Indecisão do consumidor

O abandono do carrinho também pode ser motivado pela indecisão do consumidor. Quando não sabe ainda se deve o ou que irá adquirir, ele não está pronto para concretizar a compra.

Talvez ele tenha iniciado o processo por impulso e, quando chegou ao carrinho, percebeu que aquele não era o momento certo. Ou talvez ainda esteja amadurecendo sua decisão e comparando diferentes lojas para escolher uma.

  1. Distração do consumidor

Um dos fatores também pode ser que o cliente esqueceu o produto no carrinho. Sim, isso pode acontecer.

Talvez ele tenha incluído os itens no carrinho, mas antes de pagar, resolveu olhar outra janela do navegador e nunca mais voltou ao seu site. Ou talvez tenha recebido uma ligação bem na hora de preencher os dados do cartão. É, até isso acontece…

O que podemos fazer?

Dentro do seu site, o consumidor deve se sentir seguro, bem informado, bem atendido. Só assim ele estará confiante e capacitado para fechar a compra. Para isso, você deve conhecer o seu público e seus gostos.

Então, o primeiro passo para começar a diminuir a taxa de abandono de carrinho do seu e-commerce é conhecer bem os seus visitantes e entender o que eles valorizam, como eles se comportam, qual a expectativa deles quando entram no seu site.

A Hiro procura sempre deixar seus clientes atentos aos erros que podem cometer em suas vendas online, mostrando o caminho certo e a forma de agradar seu público. Se você também está com dificuldades para vender seus produtos, vem pra Hiro que nós resolvemos o seu problema.