Pense num consumidor que entra no seu site para comprar um celular, que não é uma compra fácil.
Ele pesquisa os diversos modelos, estuda as características que precisa, consulta opiniões de outros consumidores, analisa os preços nas mais diversas lojas, avalia o valor do frete.
Depois de estar certo que esse é realmente o produto que ele deseja comprar, vem a parte do pagamento.
Mas, algo deu errado. Na hora de efetuar o pagamento, ele nota que o valor do frete está muito acima do normal para a sua cidade e desiste.
Essa desistência causa frustração tanto para quem vai comprar, como para quem vai vender.
Esse é apenas um exemplo de como o abandono de carrinho é um problema para um e-commerce. Geralmente, são pequenos fatores que causam a desistência de uma compra. Mas esses detalhes são cruciais para o sucesso da loja.
Vamos mostrar pra você os principais motivos do abandono de carrinho e o que fazer para evitá-los. São pequenas ações que irão garantir uma possibilidade de venda muito maior. Acompanhe!
O abandono de carrinho
Segundo pesquisas, a taxa de abandono de carrinho chega a mais de 70%, e aproximadamente 4 trilhões de dólares deixam de ser faturados. Você deve ter notado a grande lacuna que existe no mercado para efetuar boas vendas.
Quanto maior a taxa de abandono de carrinho, menor é a taxa de conversão. Evitar que os clientes desistam de uma compra é um dos grandes desafios atualmente. Por isso, as lojas virtuais devem buscar constantemente os motivos para os consumidores não finalizarem a transação.
Os 8 principais motivos
- Preço do frete acima do esperado
Colocar o CEP para verificar o valor do frete é um momento tenso – ele é determinante na decisão de compra pela internet. Quando a pessoa chega até o carrinho e percebe que o frete está muito acima do esperado, isso pode ser um motivo de desistência.
- Valor mínimo para o frete grátis
Para minimizar o problema do valor do frete, muitas lojas oferecem o benefício da entrega grátis para quem atingir determinado valor.
Por isso, as pessoas inserem os produtos no carrinho tentando alcançar esse valor. Quando não alcançam, os itens são abandonados.
- Entrega demorada
O prazo de entrega do produto pode ser uma das grandes barreiras para a concretização da compra. Quando o cliente percebe que a entrega vai demorar demais, ele desiste e vai para o site do seu concorrente.
Mas não cometa o erro de prometer um prazo menos do que o normal, pois isso causa frustração no cliente e você perde futuras vendas.
- Forma de pagamento não disponível
Várias bandeiras de cartão, opções de parcelamento, débito online, boleto bancário, intermediadores como PayPal e PagSeguro: são muitas as possibilidades de pagamento na internet. Caso o consumidor não encontre a forma de pagamento mais fácil para ele, a venda pode não se concretizar.
Com o valor alto das taxas, alguns comerciantes optam por pagamento por boleto.
- Problemas de usabilidade
Quando todo o processo for muito complicado para efetuar compra, o consumidor pode desistir no meio do caminho. É o que acontece, por exemplo, quando o formulário de cadastro é muito extenso.
- Problemas técnicos
Página não encontrada, problema no servidor, falta de energia elétrica, internet fora do ar… Também podem ocorrer problemas técnicos durante o processo de finalização da compra. Alguns deles estão ao seu alcance para serem corrigidos, outros não.
- Indecisão do consumidor
O abandono do carrinho também pode ser motivado pela indecisão do consumidor. Quando não sabe ainda se deve o ou que irá adquirir, ele não está pronto para concretizar a compra.
Talvez ele tenha iniciado o processo por impulso e, quando chegou ao carrinho, percebeu que aquele não era o momento certo. Ou talvez ainda esteja amadurecendo sua decisão e comparando diferentes lojas para escolher uma.
- Distração do consumidor
Um dos fatores também pode ser que o cliente esqueceu o produto no carrinho. Sim, isso pode acontecer.
Talvez ele tenha incluído os itens no carrinho, mas antes de pagar, resolveu olhar outra janela do navegador e nunca mais voltou ao seu site. Ou talvez tenha recebido uma ligação bem na hora de preencher os dados do cartão. É, até isso acontece…
O que podemos fazer?
Dentro do seu site, o consumidor deve se sentir seguro, bem informado, bem atendido. Só assim ele estará confiante e capacitado para fechar a compra. Para isso, você deve conhecer o seu público e seus gostos.
Então, o primeiro passo para começar a diminuir a taxa de abandono de carrinho do seu e-commerce é conhecer bem os seus visitantes e entender o que eles valorizam, como eles se comportam, qual a expectativa deles quando entram no seu site.
A Hiro procura sempre deixar seus clientes atentos aos erros que podem cometer em suas vendas online, mostrando o caminho certo e a forma de agradar seu público. Se você também está com dificuldades para vender seus produtos, vem pra Hiro que nós resolvemos o seu problema.