2019 começou e algumas tendências identificadas ganham destaque dentro do marketing digital. Algumas já estão no mercado e vem ganhando espaço prometendo crescer e aparece nesse ano, o que pode pegar algumas pessoas de surpresa.
1.Omnichannel “substitui” multicanal
Ter diversas opções de canais para sua marca não é apenas uma necessidade no marketing digital é praticamente uma exigência, mas não é apenas isso. Com a demanda de personalização e o desejo por uma experiência única de compra uma evolução era necessária.
Enquanto empresas multicanais vêm funcionando e atendendo seus clientes, a hiperconectividade cria uma demanda. Ser uma empresa omnichannel abre um caminho mais abrangente onde pode-se conhecer melhor seu cliente para atender melhor suas expectativas, aumentando as oportunidades de contato e assim, potencializando oportunidades de venda.
Um caso a ser estudado é o da Bonobos, loja de roupas masculinas, inicialmente online, que criou um Guidebook para que seus clientes pudessem visitar, conhecer e experimentar seus produtos. O cliente pode fazer seu pedido online na hora e suas informações, como tamanho de determinado tipo de roupa, fica salvo para realiza novas compras.
2.Vídeos online na TV
Um hábito crescente (e visível) no dia-a-dia é o aumento do consumo de mídias digitais. Com o mundo mais conectado, a previsão é que as pessoas vão passar uma média de 84 minutos por dia assistindo vídeos online¹.
Tal aumento indica um maior investimento de publicidade voltado para mídias digitais, com a expectativa de crescimento de cerca de 17% comparado a 2018.
Segundo o Yahoo², transmissões ao vivo vão se destacar em termos de crescimento em relação as demais tendências vídeos online. E com isso, diminuindo o investimento feito pelas empresas na televisão.
3.Serviço de voz vão ficar populares
Segundo o NPD Group, o mercado de Smart Speakers deve crescer 50% em 2019, fazendo este chegar a um faturamento de cerca de US$2.7 bilhões. Não vai demorar para aplicativos ativados por voz começarem a ser populares.
Algumas empresas já estão explorando esse mercado em ascensão, como a H&M Home, que tem um aplicativo que dá dicas de decoração e a Domino’s Pizza, que lembra o usuário seu último pedido para perguntar se será o mesmo, e espera-se que mais sigam esse caminho.