É muito provável que você já tenha ouvido esse termo, né? Mas vamos lá!
O MACHINE LEARNING é a capacidade dos computadores de identificarem padrões entre os milhares de dados e a partir dessas informações, fazerem previsões com maior assertividade. Para isso, eles se utilizam de algoritmos e estatísticas.
O conceito está baseado na ideia de que os equipamentos são capazes de aprender com os dados, reconhecer padrões e tomar decisões com o mínimo de programação.
Na verdade, o Machine Learning é uma vertente da inteligência artificial.
A inteligência artificial (IA), especialmente o Machine Learning, depende estruturalmente da participação humana. A ideia é que a máquina aprenda o comportamento humano e a recrie perfeitamente, de maneira rápida e eficiente.
Machine Learning no Marketing
Quando aplicado ao conceito de propaganda, podemos dizer que o mundo digital não aceita mais os modelos tradicionais de campanhas. Hoje em dia a experiência digital se tornou muito importante e expansiva, sempre em transformação garantindo qualidade e relevância.
Com essa tecnologia é possível identificar padrões e simular capacidades de aprendizado e a decisão dos consumidores, podendo ser extremamente valiosa para os profissionais da área.
Um dos maiores desafios do marketing é entender em profundidade o comportamento do consumidor. Eles querem ser impactados e ter experiências incríveis de maneira criativa e relevante.
Segundo pesquisa da Walker, em 2020, a experiência do cliente ultrapassará o produto e o preço como principal diferencial de marca.
Hoje o consumidor, pensa, vive e se relaciona de diferentes formas, e como alcançar esse número incontável de clientes em potencial?
Atingir todas essas variações de maneira rápida e eficiente só é possível com a ajuda das máquinas.
O Machine Learning também pode ajudar a criar anúncios cada vez mais personalizados e específicos para uma determinada pessoa.
Mas como isso acontece?
Por meio de informações para criar os anúncios, como títulos e descrições, o Machine Learning é capaz de interpretar quais combinações fazem mais sentido para determinado perfil de cliente de acordo com as informações que ele também fornece na web (isso inclui seus dados e também seu comportamento na internet, por exemplo, sites que ele visita, interesses, onde ele clica etc…)
O Google, desde 2015, vem utilizando da inteligência artificial e Machine Learning para oferecer resultados de busca mais precisos.
As estratégias de SEO (Search Engine Optimization) já consideram os avanços da inteligência artificial para conquistar as primeiras posições do Google.
Grandes empresas como Google e Netflix, utilizam a inteligência artificial para aprender as preferências e hábitos do consumidor e assim criam e recomendam produtos e serviços que se encaixam naquele padrão.
Com as novas tecnologias você aumenta o relacionamento do cliente com a sua marca, melhora a experiência e consegue fazer ofertas de upsell bem mais precisas
Alguns dizem que o Machine Learning e a Inteligência Artificial vão tirar o emprego dos seres humanos e outros que eles vão nos fazer viver por mais de 100 anos.
Muitos acreditam que IA é coisa do futuro, mas o fato é que eles já estão em nosso cotidiano há muitos anos.
Se você usa ou já usou a Apple, Netflix, Spotify, já foi ao McDonald’s, Starbucks, Walmart ou usou os serviços do Uber, você certamente já se beneficiou dessa tecnologia.
E a sua empresa, já aplica o Machine Learning?
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