Gestão de tráfego como caminho para mais visibilidade e resultados no seu negócio
Descubra o papel estratégico da gestão de tráfego para atrair mais visitantes, gerar oportunidades e aumentar as conversões nos seus canais digitais
O fluxo de usuários que visitam as páginas do seu site, redes sociais, canal do YouTube ou e-commerce, chama-se tráfego. Quanto mais acessos houver em seus canais, mais relevante sua organização se torna nos resultados de pesquisa, o que possibilita que ela seja encontrada com mais facilidade.
Mas o que seria a gestão de tráfego? Utilizando um conjunto de estratégias, o gestor de tráfego é capaz de atrair mais visitantes aos seus canais por meio de anúncios. Nesse trabalho, ele consegue segmentar públicos (focando em uma audiência interessada no seu produto ou serviço) e analisar métricas para entender e gerenciar o comportamento dos visitantes. No entanto, sabemos que não adianta receber várias visitas se elas não forem qualificadas.
Por isso, o gestor de tráfego dedica-se a analisar quais são os canais mais adequados para a divulgação da sua empresa. O objetivo é transformar visitantes em leads (potenciais clientes), depois em leads qualificados, que se tornam oportunidades e, finalmente, clientes.
Seu usuário pode chegar até o seu site ou outro canal digital por seis tipos de tráfego. O principal é o tráfego pago, que está diretamente ligado à gestão de tráfego. Além dele, existem o tráfego orgânico, social, de referência, direto e de e-mail marketing.
Conheça um pouco sobre cada tipo:
1 – Tráfego pago
Com anúncios pagos no Google, Meta, Instagram ou LinkedIn, você aumenta o número de visitantes nas suas páginas. É uma forma rápida de alcançar resultados a curto prazo, mas que, com uma estratégia bem estruturada, também pode gerar frutos a médio e longo prazos.
Neste tipo de estratégia, é possível definir o valor a ser investido e também segmentar o público que se deseja atingir.
Google Ads
O Google é o maior site de pesquisas do mundo, por isso a ferramenta de anúncio dele segue como uma das principais opções para quem deseja atrair visitantes qualificados. Recentemente, o Google Ads passou por atualizações com foco em IA generativa, trazendo mais automação para criação de anúncios e otimização em tempo real. Isso permite campanhas ainda mais personalizadas e com maior qualidade.
Meta Ads (Facebook e Instagram)
A Meta, que é a empresa por trás do (antigo) Facebook e Instagram, também oferece um dos sistemas mais avançados para segmentação de audiência. Com base nos dados de comportamento e interesse dos usuários, é possível criar campanhas altamente direcionadas. Aqui, vale lembrar que o famoso botão azul de “impulsionar” nem sempre é a melhor opção para resultados mais consistentes. O ideal é contar com um gestor de tráfego para criar campanhas mais elaboradas dentro do Gerenciador de Anúncios.
LinkedIn Ads
O LinkedIn tem se destacado como uma excelente plataforma de anúncios, principalmente para empresas B2B. Por lá, é possível segmentar por cargo, setor, nível de experiência e muito mais. Além disso, ele tem gerado leads de alta qualidade para negócios que desejam falar com decisores e profissionais de áreas específicas. Se sua organização trabalha com soluções corporativas, vale muito a pena considerar essa plataforma.
2 – Tráfego orgânico
Esse tipo de tráfego vem dos mecanismos de busca, como o Google, de forma gratuita. Para isso, é indispensável aplicar boas práticas de SEO, que envolvem desde a escolha de palavras-chave até a estruturação correta do conteúdo. Mesmo sendo gratuito, é bom destacar que, se você não tiver o conhecimento necessário, precisará investir no trabalho de um profissional especializado na área para obter o sucesso que deseja para sua marca.
O interessante nesse tipo de tráfego é que você colhe os frutos a médio e longo prazo. Um artigo de blog, por exemplo, pode trazer resultados hoje ou daqui a um ano para sua organização. Já no tráfego pago, por exemplo, o anúncio dura somente pelo tempo que você pagar por ele.
3 – Tráfego de referência
Esse tráfego ocorre quando outro site inclui um link para o seu. Pode ser um portal de notícias, um blog, um parceiro ou influenciador que mencionou sua empresa. Ter bons backlinks também melhora seu SEO.
4 – Tráfego social
Vem das redes sociais como Meta, Instagram, LinkedIn, X (antigo Twitter) e outras. Ele é resultado da divulgação de links dos seus conteúdos nessas plataformas e é importante para gerar engajamento e ampliar o alcance da sua marca.
5 – Tráfego direto
Ocorre quando o usuário digita diretamente seu site na barra do navegador. Isso demonstra que sua marca já tem um certo reconhecimento. É um tipo de tráfego que pode aumentar com campanhas de branding bem feitas.
6 – Tráfego de e-mail marketing
Esse tráfego é gerado a partir de campanhas de e-mail marketing com links para seu site ou landing page. Quando bem trabalhado, o e-mail continua sendo um dos canais com melhor taxa de conversão.
Agora que você já conhece os tipos de tráfego, vamos aos quatro principais passos para desenvolver um trabalho efetivo de gestão de tráfego:
Entenda quem é seu público
Existem ferramentas que auxiliam a traçar o perfil ideal do seu cliente. Qual é a idade, profissão, interesses, dores e desejos? Como essa pessoa busca por soluções no Google? Quanto mais detalhado for esse perfil, mais eficaz será sua campanha.
Tenha um planejamento
Para conduzir o visitante pelo funil de vendas, é fundamental ter um plano com diferentes etapas: descoberta da marca, interesse, consideração e decisão de compra. Cada fase exige um tipo de anúncio e uma abordagem específica.
Analise constantemente dados e métricas
O comportamento do público muda o tempo todo. Portanto, é preciso acompanhar as métricas e fazer ajustes frequentes nas campanhas. Plataformas como o Google Ads e a Meta Ads proporcionam dashboards detalhados para isso. O mesmo vale para o LinkedIn Ads, que traz bons insights sobre o engajamento do público corporativo.
Conte com uma agência de marketing digital
Atrair tráfego (pago ou não) é muito essencial para ter visibilidade e resultados na internet. Contudo, para quem não entende do assunto, não é tarefa fácil. Muitos empreendedores tentam fazer esse trabalho por conta própria, mas acabam desperdiçando tempo e dinheiro, sem conseguir alcançar o retorno do investimento, por falta de conhecimento técnico.
A Hiro Comunicação tem um time especializado em estratégias de tráfego pago e orgânico, com conhecimento atualizado sobre as principais plataformas do mercado.
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