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UX Design para e-commerce: dicas para melhorar a performance do seu site e aumentar as vendas

Uma das melhores técnicas desse tipo de estratégia é o design fluido e responsivo

Desde o primeiro contato com o site até o pós-venda, o consumidor tem priorizado experiências positivas em termos de navegabilidade, descrição de produtos, entre outros elementos que determinam a decisão de compra.

Por isso, investir em UX Design para e-commerce é uma necessidade. Nós vamos ajudar você a compreender como essa estratégia funciona na prática.

Continue a leitura e descubra como otimizar seu site e potencializar as vendas da sua loja virtual. Separamos as principais dicas de técnicas para melhorar a comunicação entre sua marca e o público.

1. Invista em design responsivo

Geralmente, o usuário da internet tem o primeiro contato com um produto ou serviço pelo celular. Isso significa que a aplicabilidade do UX Design para e-commerce deve ter a versão mobile como premissa.

Investir em design responsivo certamente facilitará a experiência do consumidor. Pense em estratégias de legibilidade e navegabilidade em telas com espaços restritos, como as de smartphones.

Vale dizer que o design responsivo não encolhe o conteúdo para caber em telas menores que as de desktops. Na verdade, ele deve ser capaz de adaptar imagem e texto, sem comprometer a qualidade da navegação.

2. Explore as cores e imagens da melhor forma possível

Sua loja virtual é a extensão da sua marca. Por isso, é importante garantir que os elementos apresentados no site estejam em consonância com a identidade visual da sua empresa.

Em relação às cores, crie contrastes que sejam capazes de chamar a atenção para determinado conteúdo textual ou imagens em primeiro plano. Aplique esse contraste em botões e CTAs relevantes dentro da página.

Já as imagens, sobretudo as fotografias de produtos, devem seguir os critérios de relevância e alta qualidade. Vale usar o recurso da visão ampla, que permite que os clientes vejam o produto sob diferentes ângulos.

3. Facilite a conclusão da compra

Muitas desistências podem ocorrer no último processo da compra. Geralmente, isso se dá por conta de erros técnicos que podem ser ocasionados, por exemplo, pela ausência de visibilidade das formas de pagamento.

Para evitar isso, use ícones que comunicam que sua loja aceita determinadas bandeiras de cartão, boleto bancário, PIX, entre outras formas de pagamento. Os termos e condições de compra também devem estar visíveis.

Leia também: Plano de marketing: estratégias que sua empresa deve colocar em prática a partir de agora

Outro erro que pode frustrar o comprador é o preenchimento de formulários de compra. Informar uma quantidade exagerada de dados demanda tempo, algo que tem estado escasso ultimamente.

Evite a desistência solicitando apenas informações relevantes para aquela situação. Nome, e-mail, telefone, forma de pagamento e endereço de entrega são suficientes para a efetivação da compra.

O UX Design para e-commerce deve ser uma estratégia contínua

Com a evolução dos canais digitais de vendas, a experiência do usuário se tornou ponto central na criação de estratégias de comunicação. Para aprimorar essa experiência, o UX design para e-commerce também evoluiu.

Por se tratar de conceito dinâmico, ele também sofre modificações com base nas mudanças no próprio comportamento do consumidor. Daí a necessidade de ressignificar as técnicas de UX sempre que for necessário.

Lembre-se de que o conjunto de percepções e respostas que determinado usuário tem em relação aos produtos ou serviços ultrapassa os limites do digital. É preciso saber quem essa pessoa é fora da internet.

O que ela consome em termos culturais? Quais são seus valores? Quais são suas respostas emocionais para diferentes acontecimentos no contexto sociocultural?

Esses são alguns exemplos de perguntas que você deve ter em mente na hora de imprimir mudanças em sua loja online. Eles farão toda diferença na criação de estratégias comerciais que renderão sucesso de vendas e fidelização.

Agora que você já conhece a importância do UX Design para e-commerce, conte com a Hiro Comunicação para proporcionar aos seus clientes uma experiência de compra fluida e assertiva.

Nosso time de designers, redatores e programadores estão à sua disposição para elevar o nível da sua loja virtual e fazer com que ela se destaque diante da concorrência. Entre em contato para conhecer nossos serviços.