Ao fluxo de usuários que visitam as páginas do seu site, redes sociais, canal do Youtube ou e-commerce, chamamos de tráfego. Quanto mais acessos houver em seus canais, mais relevante sua empresa se torna nos resultados de pesquisa, o que possibilita que ela seja encontrada facilmente.
Mas o que seria a gestão de tráfego? Utilizando um conjunto de estratégias, o gestor de tráfego é capaz de trazer mais visitantes aos seus canais através de anúncios. Neste trabalho, ele consegue segmentar públicos (focando numa audiência interessada em seu produto/serviço) e analisar métricas para gerenciar os visitantes que seus canais estão recebendo. Entretanto, sabemos que não adianta receber inúmeras visitas se elas não forem qualificadas.
Por isso, o gestor de tráfego dedica-se a analisar quais são os canais mais adequados para a divulgação da sua empresa. O intuito é converter visitantes em leads (potenciais clientes) > leads em leads qualificados > leads qualificados em oportunidades > oportunidades em clientes.
Seu usuário pode chegar até o seu site ou outro canal digital por 6 tipos de tráfegos. O principal é o pago, que está ligado diretamente à gestão de tráfego. Existem ainda o orgânico, o social, o de referência, o direto e o e-mail marketing.
Conheça um pouco sobre cada tipo:
1 – Tráfego pago
Com anúncios pagos no Google, Facebook ou Instagram, você aumenta o número de visitantes nas suas páginas. É uma maneira rápida de alcançar resultados a curto prazo. Mas esta estratégia pode ser otimizada para também obter resultados a médio e longo prazos.
Neste tipo de estratégia, você pode definir o valor a ser investido e também segmentar o público que deseja alcançar.
- Google Ads
O Google é o maior site de pesquisas do mundo. Através dele, as pessoas estão sempre pesquisando, acessando ou assistindo alguma coisa. Com o uso de palavras-chave estratégicas, fica mais fácil as pessoas encontrarem o seu produto ou serviço.
- Facebook Ads
Ninguém conhece mais as pessoas (até mais do que elas mesmas) que o Facebook. Assim, é possível refinar o público para atrair as pessoas que realmente têm interesse no seu negócio. Mas atenção, não confunda gestão de tráfego com impulsionamento no Facebook.
Nesse canal, existe a possibilidade de impulsionar uma publicação clicando diretamente no botão azul, disponível abaixo da publicação. Embora seja uma maneira rápida e fácil para quem está começando e não possui conhecimento técnico sobre gestão de tráfego, a médio e longo prazos, essa estratégia deixa de trazer bons resultados.
Isso ocorre porque, ao anunciar clicando neste botão, não é possível otimizar verba, segmentar públicos ou criar campanhas mais elaboradas. Por isso, é sempre melhor investir em um trabalho mais criterioso e com possibilidade de melhores resultados, como é o caso da gestão de tráfego.
2 – Tráfego orgânico
Esse tipo vem dos mecanismos de busca, como o Google, que traz visitantes para seus canais de maneira gratuita. Vale ressaltar que, se você não tiver o conhecimento necessário, precisará investir no trabalho de um profissional especializado na área para obter o sucesso que deseja para sua marca.
O interessante, nesse tipo de tráfego, é que você colhe os frutos a médio e longo prazo. Um artigo de blog, por exemplo, pode trazer resultados hoje ou daqui a um ano para sua empresa. Já no tráfego pago, por exemplo, o anúncio dura somente pelo tempo que você pagar por ele.
3 – Tráfego de referência
É obtido quando um usuário acessa sua página através de outro site que citou seu conteúdo.
4 – Tráfego Social
São acessos através dos links de um artigo que você tenha publicado em alguma rede social.
5 – Tráfego direto
Ocorre quando o usuário digita seu domínio diretamente na guia de navegação. Nesse caso, ele não se origina de uma fonte paga, podendo até ser chamado de tráfego orgânico.
6 – Tráfego de e-mail marketing
Quanto maior for o resultado das suas publicações nos canais digitais, maiores são as chances de transformar visitantes em novos clientes para a sua empresa.
Depois de se familiarizar com o que uma boa gestão de tráfego pode fazer em benefício de suas vendas, é hora de conhecer os 4 principais passos para desenvolver esse trabalho.
- Entenda quem é seu público
Existem ferramentas para auxiliar na descoberta do perfil de pessoas que você quer alcançar para vender o seu produto. Qual a idade? Profissão? Gostos? Problemas? Desejos? Você consegue descobrir até a forma como elas procuram pelo seu produto ou serviço no Google.
- Tenha um planejamento
Para conduzir o visitante pelo funil de vendas nas campanhas de anúncios pagos em redes sociais, você pode criar algumas etapas, como: fase de descoberta da sua marca > interesse e consideração > decisão de compra.
- Analise constantemente dados e métricas
É essencial analisar os dados e as métricas obtidas para otimizar suas campanhas e obter sucesso com elas. Afinal, não é garantido que o investimento em determinadas palavras-chave e na segmentação de público alcançará o resultado desejado. Por isso, é importante acompanhar e analisar constantemente números e dados.
- Contrate uma agência de marketing digital
Atrair tráfego (pago ou não) é muito importante para ter visibilidade e resultados na internet. Contudo, para quem não entende do assunto, não é tarefa fácil. Muitos empreendedores tentam fazer esse trabalho por conta própria, mas acabam desperdiçando tempo e dinheiro, sem conseguir alcançar o retorno do investimento, por falta de conhecimento técnico.
A Hiro Comunicação é uma agência de marketing digital que possui gestores de tráfego experientes, que podem ajudar você a alavancar as vendas.
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