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O poder do marketing digital!

O conjunto de estratégias voltadas à promoção de uma marca na internet é chamado de marketing digital. Difere-se do marketing tradicional por envolver o uso de diferentes canais online e métodos que permitem a análise dos resultados em tempo real.

A internet passou a fazer parte de nossas vidas, e hoje é quase impossível fazer qualquer coisa sem ela. Obter o telefone da pizzaria, realizar pesquisas de opinião pública ou desenvolver um software de gestão de projetos, quase tudo passa pela internet.

Com ela ao alcance dos dedos, está cada vez mais difícil ver as pessoas desconectadas de seus celulares. Nossas rotinas diárias não são mais as mesmas, assim como os processos de compra. Quando já sabemos o que queremos, é comum nos dedicarmos a pesquisar preços na internet em busca de informações sobre determinado produto ou serviço. Até mesmo para tentar encontrar a solução para um problema sem nem sabermos qual poderá nos servir.

Ciente desse grande fluxo de usuários na rede, as empresas passaram a investir nos meios digitais com o objetivo de promover produtos, serviços e até as próprias empresas. Ao conjunto de informações e ações possíveis de serem feitas nos diversos meios de comunicação digitais com essa finalidade, dá-se o nome de Marketing Digital.

Essa recente novidade alterou a maneira como as empresas utilizam a tecnologia na promoção de seus negócios desde o seu surgimento na década de 90. Como as pessoas passaram a utilizar mais os dispositivos digitais no processo de compra, seja para pesquisarem sobre os produtos ou para realizarem as compras em si, o termo foi se tornando mais popular. 

Para se ter uma ideia de como isso mudou o processo de compra, basta dizer que, no passado, quase a totalidade de informações que poderíamos obter sobre produtos e serviços estava na mão das empresas que ofereciam essas soluções. Assim, para saber sobre um produto ou serviço, você tinha de ir até o vendedor, que provavelmente “puxaria” para o lado da empresa ao invés de fornecer informações, com isenção, sobre as soluções.

Hoje, podemos dizer que, em números, 60% do processo de compra já foi realizado antes mesmo de o consumidor entrar em contato com o vendedor, pois a internet possibilita que o cliente tenha um papel mais ativo em todo esse processo. 

É fato que a internet vai fazer parte da vida das pessoas cada dia mais, e o marketing digital é, na verdade, uma grande chance de as empresas reforçarem sua marca e multiplicarem suas oportunidades de negócio. 

Marketing de conteúdo, email marketing e redes sociais são algumas das diversas possibilidades que as empresas têm para aumentar seu alcance e influência no processo de compra dos consumidores.

Algumas estatísticas comprovam o potencial de crescimento do marketing digital:

  • O orçamento de mídias digitais deve dobrar nos próximos 5 anos. (Fonte: WebDAM.com);
  • 87% dos usuários de internet agora possuem um smartphone. (Fonte: Global Web Index);
  • O inbound marketing gera 54% mais leads que o outbound marketing. (Fonte: WebDAM.com);
  • O marketing de conteúdo é 62% mais barato que o tradicional e gera aproximadamente 3 vezes mais leads. (Fonte: Demand Metric);
  • Três milhões de anunciantes usam o Facebook para alcançar os seus consumidores. (Fonte: AdWeek);
  • As empresas B2B que possuem blogs geram 67% mais leads do que as empresas que não o têm. (Fonte: WebDAM.com);
  • O Instagram passou a marca de 200 mil anunciantes 5 meses após abrir a sua plataforma de anúncios. (Fonte: AdWeek);
  • 93% das decisões de compra são influenciadas pelas mídias sociais. (Fonte: Ironpaper);
  • Profissionais de marketing que priorizaram trabalhar com blog têm 13 vezes mais chances de obter ROI positivo. (Fonte:Socialemedia).

Como fazer Marketing Digital

Apesar do grande número de possibilidades de aplicações do marketing digital, existem aquelas estratégias e técnicas que se destacam por serem usadas pela grande maioria e por normalmente trazerem os mais positivos resultados. São elas:

  • Marketing de conteúdo;
  • Email marketing;
  • Redes sociais;
  • Otimização de conversão – CRO;
  • Marketing de busca – SEM.

Marketing de Conteúdo

O Marketing de conteúdo é feito com o objetivo de educar, informar ou entreter um futuro cliente. A ideia consiste em trazer informações para as pessoas, fazendo com que, futuramente, elas não apenas respeitem a sua marca e a tenham como referência, mas também se tornem clientes de sua empresa.

A informação sobre produtos e serviços deixou de ser privilégio das empresas e vendedores, principalmente por causa da internet, e hoje está acessível a quem desejar buscá-la, uma vez que o processo de compra está cada vez mais na mão do consumidor. 

Por isso, é importantíssimo que sua empresa invista em marketing de conteúdo. Os consumidores precisam encontrá-la no momento em que estiverem buscando as soluções de mercado que você oferece.

Vale lembrar que as pessoas não procuram apenas informações sobre produtos e serviços, elas querem, antes de tudo, resolver problemas; o produto/serviço é só a etapa final deste processo. Por isso, não basta produzir conteúdo sobre sua empresa e sua solução, você precisa criar valor para sua audiência e responder às dúvidas e dores que ela tem. E é importante fazer isso antes mesmo de os consumidores saberem que seu produto ou serviço é a solução de que eles precisam.

Você pode, por exemplo, criar conteúdos com dicas sobre como organizar o estoque da sua empresa, como calculá-lo ou quais as soluções que podem ajudar na organização do estoque. Assim, quando seu público-alvo procurar por assuntos dessa natureza na internet, é muito provável que ache o seu conteúdo, e, se o material gerar valor para ele, as chances de que ele vire seu cliente são muito maiores. 

Mas o que significa produzir conteúdo? Quais formatos você pode utilizar? Há muitas formas de divulgar a informação que você gera. As mais utilizadas – e mais eficientes – são:

BLOG

Muitas vezes, esta é a porta de entrada de futuros clientes. Portanto, é importante que o blog de sua empresa seja relevante e conquiste a atenção do usuário. Só assim ele poderá vir a se tornar um lead e, futuramente, um cliente. Para ter uma linguagem simples e direta com os consumidores do seu blog, siga algumas dicas da Hiro:

  • Planeje bem suas pautas: não basta produzir conteúdo sobre temas aleatórios, eles precisam ser estratégicos e gerar valor para sua audiência;
  • Tenha cadência nas postagens: é importante manter um ritmo de produção bem definido, e postar pelo menos uma vez por semana, de preferência nos mesmos dias, para que seu público comece a esperar por suas postagens;
  • Otimize o texto para o Google: siga as boas práticas de SEO, como, por exemplo, definir palavras-chaves em suas páginas do blog, que sejam relevantes para o seu mercado ;
  • Diversifique o tipo de comunicação: a forma mais comum de conteúdo em um blog é o texto, mas nada impede que você vá além e crie também infográficos, podcasts e vídeos para o seu blog.

E-MAIL MARKETING

É o envio direto de uma típica mensagem comercial a um grupo de pessoas através de email. Por definição, cada email enviado a um potencial ou atual cliente pode ser considerado email marketing.

Geralmente, seu conteúdo é utilizado para enviar promoções, adquirir negócios, solicitar vendas ou doações e seu propósito é construir lealdade, confiança ou branding (divulgação de marca). O email marketing pode ser direcionado a clientes relacionados em listas vendidas (prática nem um pouco indicada) ou em listas construídas, tanto de clientes de fato quanto de potenciais clientes (leads).

Em resumo, o termo é utilizado para categorizar envios de mensagem de email com o propósito de aumentar o relacionamento de uma empresa com seus atuais, antigos ou futuros clientes e também para encorajar lealdade e repetir negócios, adquirindo novos clientes ou convencendo atuais clientes a comprar um determinado produto.

O email marketing, em comparação com outras formas de marketing digital, é considerado de baixo custo. E, em média, o retorno sobre investimento (ROI), em email marketing, é um dos maiores de todas as mídias digitais. Além disso, é um caminho para rapidamente estabelecer e comunicar o propósito da empresa com clientes existentes ou potenciais.

Sua utilização pode se dar das seguintes formas:

TRANSACIONAIS E/OU AUTOMATIZADOS

Os transacionais são comumente engatilhados conforme a ação de um cliente ou um lead com a empresa. É, certamente, a forma mais assertiva e indispensável para se comunicar por e-mail.

E-MAILS DIRETOS

Os emails diretos ou baseados em interrupção envolvem o envio de um email somente para comunicar uma mensagem promocional (por exemplo, um anúncio de oferta especial ou um catálogo de produtos).

MOBILE E-MAIL MARKETING

Pelo crescimento de tablets e smartphones, o e-mail marketing hoje desenvolve grandes tráfegos por estes dispositivos. Profissionais em email marketing têm pesquisado maneiras de captar atenção através destes aparelhos. Isso fez surgir uma nova forma de comunicação online, capaz de ser lida de modo integrado com as novas tecnologias.

COMO ESCOLHER UMA BOA FERRAMENTA PARA REDES SOCIAIS

O uso de uma boa ferramenta de agendamento de publicações e monitoramento para mídias sociais é imprescindível para a execução da estratégia.

Ela permite a manutenção de um calendário de publicações, que pode estar integrado com o calendário de publicações do seu Blog. É possível ainda acompanhar as estatísticas das suas publicações com agilidade, o que é uma vantagem para você agir com rapidez, otimizando cada vez mais as suas publicações.

CRO – Conversion Rate Optimization

Chamamos assim todo esforço para aumentar as taxas de conversão associado a determinado objetivo. Ou seja, diminuir o atrito e aumentar a proporção de pessoas que fazem a ação necessária para ir do contexto A ao contexto B.

Um exemplo cotidiano é, no caso se uma loja física de produtos, a existência de uma relação entre o número de pessoas que entram na loja e o número de pessoas que compra algo. Esta relação pode ser encarada como uma taxa de conversão, no caso, dos visitantes que realizam uma compra na referida loja.

Marketing de Busca – SEM

Nos anos 2000, surgiram os buscadores online com a missão de auxiliar os usuários na busca por sites de praticamente todos os nichos.

Das ferramentas de busca que se popularizaram desde então, sem dúvidas, o Google vem sendo a maior referência para os usuários de modo geral.

Com o crescimento rápido do “mundo das buscas online”, muitas empresas começaram a se preocupar com a forma como esses buscadores as enxergavam: como eram vistas, quando eram vistas, quantas vezes eram vistas, etc. Nasceu então o marketing de busca, o SEO.

O SEO tem como objetivo fazer com que determinado site seja privilegiado e apareça com prioridade (e qualidade) para aqueles que buscam por algo relacionado a este site na internet.

Como o hábito de buscar por alguma solução na rede tem se tornado cada vez mais comum entre todos, o marketing de busca também está em constante crescimento e tem sido de grande importância para a estratégia de marketing de milhares de empresas no mundo.

Como vimos há inúmeras possibilidades e opções de se destacar no mercado digital. E a Hiro, como especialista no assunto, não poupa esforços para criar as mais criativas e eficientes estratégias que garantem espaço privilegiado aos seus clientes.

Além disso, estamos sempre dando dicas sobre como fazer bons negócios por meio da internet. E a dica de hoje é essa: atualmente a melhor ferramenta para atingir seu público-alvo é o marketing digital. E já sabe, se precisar de ajuda, conte com os serviços da Hiro!