Hoje, falaremos como estratégias de marketing digital que utilizam análise de dados podem alavancar sua empresa. Na era da informação, saber aproveitar dados em ações digitais pode aumentar os lucros em 20%.
Segundo o estudo “Uma Perspectiva Brasileira: A Jornada do Marketing Orientado por Dados”, feito recentemente pelo Google e pelo Boston Consulting Group (BCG), o marketing data-driven pode trazer grandes oportunidades às empresas brasileiras em um país que tem uma população muito engajada na Internet.
O marketing data-driven trata de estratégias formuladas com base no conhecimento retirado de análise de dados, que são coletados, principalmente, das interações dos consumidores com os produtos e serviços que eles compram ou procuram online. A partir disso, é possível cruzar informações, antecipar comportamentos futuros e obter resultados mais precisos.
No Brasil, o uso da inteligência de dados em marketing digital ainda é incipiente. Somente 25% dos gastos em marketing no país são direcionados à área digital, enquanto, por exemplo, no Reino Unido, isso chega a 61%. O investimento brasileiro é muito baixo para uma população que se mostra receptiva a ações online. Em pesquisa com mais de 3 mil brasileiros, 75% disseram clicar em anúncios com temas de seu interesse.
Para o estudo do Google e do BCG de 2018, a pouca maturidade das empresas em marketing data-driven seria um dos motivos para os baixos investimentos do Brasil em estratégias digitais. O modelo para o estudo do país foi o mesmo aplicado na Europa, em que se constatou que, no estágio mais avançado do uso de dados em marketing, as empresas podiam conseguir um crescimento de 20% em receitas e uma diminuição de até 30% nos custos.
Os desafios para que as companhias brasileiras desenvolvam melhor o marketing digital voltado ao data-driven são muitos, começando pela grande presença ainda de operações manuais. É necessário aumentar o nível de automação e personalização de mídia das empresas, beneficiando-se de ferramentas de web analytics, como o Google Analytics ou o RD Station.
As informações coletadas online devem ser integradas às informações offline de modo a obter uma ampla visão dos consumidores. Ferramentas de medição de avaliação de desempenho também são fundamentais para identificar o valor das ações das pessoas ao longo da experiência de compra.
A superação desses desafios também requer que todas as áreas das empresas estejam alinhadas com as informações que a inteligência de dados possa reunir. Assim, não basta ter somente o especialista de dados trabalhando com as agências, sendo importante a formação de times multidisciplinares dentro das companhias.
Aumentar o tráfego do seu site, usar links patrocinados e enviar e-mails marketing são algumas das possibilidades de ação digital trabalhadas por meio da análise de dados. Sua empresa já faz uso de todo o potencial dos dados no marketing digital? A Hiro pode ajudar você nisso!
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