E essa tal Mídia Programática?

Quando a mídia online surgiu em nossas estratégias, ganhamos qualidade ao direcionar a públicos específicos e, também redução de custos ao
investir em novas ferramentas e diferentes meios.

O que não imaginávamos é que isso poderia melhorar. Agora, é possível explorar a Mídia Programática, que traz mais assertividade, ao impactar uma audiência precisa, com os investimentos precisos, no momento certeiro.

Vamos te explicar o que é essa nova forma de anunciar e quais as vantagens dela.

A Mídia Programática
É a compra de espaços publicitários de forma automática, por meio de plataformas inteligentes, sem a intervenção humana.

Elencamos alguns termos utilizados nesse meio para você entender e ficar por dentro:

  • Publisher: o veículo, donos dos sites
  • Inventário: espaços disponíveis para a comercialização
  • Criativos: Arte dos anúncios
  • DSP (Demand Side Platform): Plataforma onde se compra os inventários dos veículos conectados a ela e onde se configura a campanha.
  • SSP (Supply Side Platform): Plataforma onde os publishers vendem o inventário.
  • DMP (Data Management Platform): Plataforma onde é feito o monitoramento dos usuários (navegação por cookies ou pixels).
  • Ad Exchanges: É o local onde ficam todos os inventários dos publishers interessados em comercializar em suas páginas.
  • Trading Desk: Empresas que possuem o know-how para gerenciar as campanhas.

A compra da mídia é feita por meio de leilão, em tempo real. Para começar a utilizar a mídia programática é muito importante traçar um objetivo claro.

Sem ele, não há como definir seus públicos e atingi-los de forma assertiva.
Um anunciante de acessórios para óculos aparecerá apenas em páginas relacionadas às óticas e moda, por exemplo.

Outro ponto relevante são os criativos. Eles devem chamar a atenção e ser produzidos de forma diferente para cada interesse, já que o mecanismo da plataforma irá direcionar o anúncio conforme seu público.

Conheça seus benefícios:

Resultados mais eficientes
Como seu funcionamento é baseado em dados e monitorado em tempo real, seus anúncios são criados com direcionamento claro, permitindo ser reprogramados e atrair ainda mais!

Melhor Gestão de Budget
A plataforma realiza a gestão de seus anúncios com base em leilão, dessa forma, permite que você reorganize a verba enquanto ela está rodando, optando também pelos diversos formatos (Custo por Clique, Custo por View, Custo por Lead, Custo por Impressão, Custo por Aquisição e etc), diminuindo a dispersão.

Otimização da equipe
O formato de negociação e gerenciamento manual consome muito tempo. Ao automatizar a identificação dos espaços e valores, o time poderá focar as atividades em outras estratégias.

Segundo estudo da Programmatic Marketing Forecasts, a mídia programática representará 65% dos investimentos globais em publicidade digital até o fim deste ano.

E você, o que está esperando para implementá-la em suas estratégias digitais?

#VemPraHiro e se surpreenda!