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Tendências!

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Em maio deste ano a APAS em parceria com a Nielsen e KantarWorldPanel, lançou a pesquisa “Tendências do Consumidor”, que aponta os novos costumes adotados pelos consumidores brasileiros para economizar no orçamento familiar. A pesquisa apontou que os consumidores estão racionalizando custos supérfluos, ou seja, a busca por marcas mais baratas ao invés de produtos de primeira linha e marcas mais renomadas. O que traz para o mercado mais competitividade!

O mercado que teve maior procura por novas marcas foi o de limpeza, este foi o que registrou a menor lealdade, já o mercado de bebidas alcoólicas foi um dos que teve maior lealdade às marcas consumidas antes destas mudanças devidas ao cenário macroeconômico atual.

 Outra tendência apontada foi à busca por produtos que oferecem opções de reembolso como promoções, embalagens retornáveis, acúmulo de pontos e descontos fidelizados. Também aumentou a busca por itens mais duradouros e aproveitáveis, ou seja, com maior custo benefício. Mais um hábito novo é o drástico corte de consumo fora do lar.

 A potencialização e “incrementação” das promoções foram mais um tema abordado pela pesquisa, segundo Daniela Spinha de Toledo, diretora de Varejo da Nielsen, “os consumidores estão muito mais atentos a promoções e preços disponíveis no mercado. Brasileiros que antes compravam sem comparar preços, hoje já não estão fazendo mais isso. Devido a esta mudança, os supermercados precisam perceber quais as áreas e setores reagem melhor às promoções, uma vez que nem sempre oferecer produtos mais baratos vai gerar, de fato, maior oferta e lucratividade”.

É engraçado que também já temos empresas e segmentos interessados na permanência da crise, como o de bebida alcoólica que vai muito bem obrigado!

 Também, vale ressaltar que mudança se deu, além do cenário macroeconômico, porque as famílias brasileiras também passaram a ter planejamento familiar de gastos e com isso estão muito mais conscientes na hora de comprar.

Que saber mais sobre esta e outras pesquisas que entendem o comportamento do consumidor. Mande-me sua mensagem! Vamos tomar um café.

Autor: Leandro Morano.