logo-mini

Recupere sua posição no Google e nunca mais a perca!

A melhor estratégia para ranquear no Google.

Compartilhe

Mais difícil que alcançar uma boa posição no Google, é mantê-la. Muitos podem acreditar que o que mais importa é alcançar a primeira posição nas páginas do buscador, mas isso é um grande engano.
O impacto que um bom posicionamento nas SERPs traz para o seu site/blog está diretamente relacionado ao tempo que ele permanece lá.

Como muitos sabem, o Google é um verdadeiro “campo de batalhas”, E uma certeza que você pode ter é que todo mundo que está abaixo de você, está esperando uma oportunidade pra assumir o seu lugar!
Além do mais, as páginas de resultados estão em uma constante mudança, e as posições se alternam bastante.
Portanto, ter uma estratégia de recuperação de posições é fundamental para você ter sucesso na sua estratégia de SEO.

No postde hoje, iremos te dar algumas dicas de como garantir que qualquer eventual queda sejam apenas momentâneas. Confira:

Entender “o que ele tem que eu não tenho”: A primeira coisa a fazer quando se perde uma posição é entender o motivo. O que o seu concorrente tem que você não tem? O que o Google viu nele? Por que ele conquistou essa honra e você não? É muito importante que você realize uma comparação bem crítica a fim de identificar os principais pontos de melhoria. Se você conseguir identificar algum ponto principal, corra para melhorá-lo.

Atualizar o conteúdo: Se você perdeu posições, é possível que essa perda tenha acontecido porque o seu concorrente responde melhor a busca do usuário do que o seu conteúdo. Por isso, a atualização é mais do que necessária.

O ideal é que você analise todos os conteúdos que estão na primeira página. Observe:

  • Títulos dos concorrentes;
  • Tópicos abordados dentro do conteúdo;
  • Tamanho do Conteúdo;
  • Uso de mídias (vídeos, imagens, infográficos);
  • Informações que podem estar desatualizadas no seu conteúdo;
  • Estrutura do post.
Intenção do usuário: Responder a intenção do usuário é provavelmente o principal fator dentro de um conteúdo. Para identificar a intenção por trás de uma busca, você deve observar a página de resultados, afinal, se os conteúdos estão na primeira página o Google considera que eles respondem à busca feita.

Técnicas de escrita: Outros fatores importantes para você atualizar no seu conteúdo são algumas técnicas de escrita, que ajudam a otimizar e manter o leitor mais tempo dentro do seu post.
Esse é um dos principais sinais da qualidade do seu conteúdo para o Google.

Melhore os seus títulos: Há quanto tempo você não revisa os títulos dos seus conteúdos? Você tem testado mudanças e comparado a taxa de cliques (CTR) entre eles? Pois bem, fica aqui um conselho necessário para a recuperação de posições: Otimize o seu SEO Title!

Muitas vezes criamos os nossos conteúdos, escolhemos um título e deixamos ele eternamente do mesmo jeito, o que é um erro grave. Primeiro porque o CTR é um importante fator de rankeamento, afinal, se as pessoas não clicam no seu título, passam a mensagem que ele não responde à intenção da busca deles.Se o seu conteúdo não possui uma boa taxa de cliques para a posição que ele está, a tendência é que ele perca posições. Em segundo lugar, o SEO Title é a primeira impressão que uma pessoa terá ao encontrar o seu conteúdo.

Revise a sua linkagem interna: Um bom trabalho de linkagem interna é fundamental para mostrar para o Google a relevância do seu conteúdo! Busque pela palavra-chave internamente no seu blog e encontre conteúdos em que você deixou a oportunidade passar. Na linkagem interna, é fundamental que você pense também nos próximos passos que o seu leitor vai dar. Por isso, faça links estratégicos!

Checar se você não recebeu alguma “punição” do Google: Google possui as suas Guidelines, e desrespeitá-las pode ser um dos motivos que a sua página tenha sumido. Portanto, uma opção é checar no Google Search Console, na aba Ações Manuais (ferramenta focada em erros de Spam) se a ferramenta indica algum erro.

Rumo ao topo! Mesmo depois de recuperar a sua página e ela voltar a aparecer no Google, você com certeza perdeu posições e precisa recuperá-las, certo? Nesse caso, basta seguir os passos de recuperação que conversamos na primeira parte do texto.

E lembre-se de nunca relaxar quando conquistar uma posição. SEO não é apenas para chegar ao topo, é também sobre permanecer lá e conquistar resultados com essa posição!