logo-mini

A Era da Tecnologia em Tempo Real

Compartilhe

No post de hoje, falaremos sobre Tecnologia em Tempo Real, ou “real-time tech”, uma tendência em tecnologia e inovação que foi apresentada no relatório “The Future 100”, da J. Walter Thompson.



O conceito de tecnologia em tempo real trata da tecnologia que capta dados no mesmo tempo em que o processo físico ocorre, e, com isso, permite a resposta em tempo real.


O uso dessa tecnologia em tempo real surgiu no mercado de ações, em que era fundamental diminuir a diferença de tempo entre a compra e a venda de negócios. Isso foi uma verdadeira revolução no mercado financeiro.


A tecnologia em tempo real está mais presente em nossas vidas do que imaginamos. Redes sociais, como Instagram, Facebook, Twitter e WhatsApp, funcionam com notificações em tempo real.


Outro exemplo de como a real-time tech tornou-se indispensável em nosso dia a dia é o aplicativo da Uber. Se há demora na atualização da posição do carro solicitado, pode haver atraso no tempo da viagem.




Na área de esportes, a Reebok mostrou como a tecnologia pode ser integrada à melhora de vestuário esportivo, ao desenvolver o top “PureMove Bra” (2018). Feito a partir de tecnologia usada em roupas de astronautas da NASA, esse top é feito de um material que se adapta aos movimentos da pessoa que o veste. Assim, o top se adequa a diferentes níveis de exercícios, sendo mais firme em movimentação e mais macio em repouso.


A saúde também tem se beneficiado da tecnologia em tempo real. Recentemente, cientistas da Escola de Medicina da Universidade Emory (EUA) desenvolveram um aplicativo que consegue detectar anemia por meio de fotos da unha do dedo. Com o uso de um algoritmo, é possível ver se há um padrão saudável de coloração, o que indicaria normalidade no número de glóbulos vermelhos.


A tecnologia em tempo real já faz parte do nosso dia a dia. Até onde ela pode chegar?


Quer falar mais sobre o assunto? Me mande sua mensagem: [email protected]!